Com entrada franca, Sala Sinhozinho exibe 'Mussum, o Filmis' neste sábado, 31

O filme narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, grande vencedor do 51º Festival de Cinema de Gramado, com seis Kikitos; o diretor Silvio Guindane estará presente

Crédito: Divulgação

O projeto “Telas em Cena” recebe na próxima edição o diretor Silvio Guindane para a exibição do “Mussum, O Filmis”. Narrando a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, o grande vencedor do 51º Festival de Cinema de Gramado, com seis Kikitos, terá exibição no dia 31 de agosto, às 18h30, no Cine Cultura Sala Sinhozinho, seguindo de bate-papo com o diretor. A entrada é franca.

 

Narrando a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o “Mussum, O Filmis” foi o filme Brasileiro que obteve a terceira maior bilheteria do ano de seu lançamento. Apresentado a história para além do que o público já conhece, “Mussum, O Filmis” levou as estatuetas de melhor filme, melhor ator para Ailton Graça, melhor atriz coadjuvante para Neusa Borges, melhor ator coadjuvante para Yuri Marçal, melhor trilha musical e melhor filme pelo júri popular, além de uma menção honrosa.

 

Nesta edição foram convidados cineastas, produtores, atrizes e atores, distribuidoras de filmes para mostrar um panorama das mais recentes produções nacionais e seus desafios. Todas as sessões e bate-papos serão realizados no Cine Cultura Sala Sinhozinho, uma parceria entre Fundação Cultural de Palmas e Instituto Social do Tocantins. O projeto é uma realização do Instituto Social do Tocantins, por meio do edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo.

 

Sinopse: “Mussum, O Filmis” narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores d'Os Trapalhões.

Trailer: https://youtu.be/L62FXQklykE

 

Silvio Guindane

Silvio Guindane é ator, produtor, diretor e dramaturgo brasileiro.

 

Dirigiu filmes como “Mussum- O Filmis”, (grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2023 ao levar 7 prêmios, dentre eles, o Kikito de Melhor Filme), “Mussum- o Filmis” foi o filme Brasileiro que obteve a terceira maior bilheteria do ano de seu lançamento. Também assinou a direção do filme de longa-metragem “União Instável” (Netflix - 2023), e do documentário “A Primeira Onda” (lançamento em 2025).  Atualmente Silvio está filmando o longa-metragem “Crisálida” (Downtown Filmes/ Globo Filmes).

 

Guindane também assina direção geral e artística de outros projetos no Audiovisual como as superproduções: “Veronika” (Série original Globoplay), a série “Clube Espelunca” (Série original HBO Max), ambas com lançamento no primeiro semestre de 2025, assim como as comédias já consagradas pelo grande público como: “Vai que Cola” (Multishow/ TV Globo), “O Dono do Lar” (Multishow/Globoplay), “Central de Bicos” (Multishow/ Globoplay), “Bar do Gogó” (Globoplay) dentre outros.

 

Como roteirista trabalhou em filmes como “A Vida De Cada Um”- Murilo Salles, “ O Brasil leva jeito” – Walter Lima Junior, “Barba cabelo e bigode” – Rodrigo França, “Na Pele” – José Joffily, entre outros... também assinou como Showrunner a minissérie policial “Acerto de Contas” (direção: José Jofilly) Série em que Guindane também encabeça o elenco onde interpreta o protagonista “Dante. ”

 

No teatro assina texto e direção e espetáculos de sucesso, podemos destacar: “Após a Chuva”, “Quanto Tempo da Vida eu Levo Pra Ser Feliz”, “Ceará Show - O Musical”, “Ele ainda está aqui”, adaptou, junto a Walter Lima Jr. e Pedro Brício o clássico “Perfume de Mulher”, dentre outras produções.

 

Também dirigiu diversos espetáculos como: “Plinio- A história do maldito Bendito”, “Uma Lição Longe Demais”, “A Prostituta Respeitosa”, “Gimba- o presidente dos valentes”, “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, totalizando mais de 20 peças teatrais, onde assina direção. 

 

Histórico

Atuou em filmes diversos, tendo feito sua estreia em "Como Nascem os Anjos", de 1996, que lhe rendeu vários prêmios, dentre eles um Kikito no Festival de Gramado e um Troféu Candango no Festival de Brasília. Sua assídua permanência no cinema hoje resulta em mais de 30 longas-metragens, trabalhando com diretores como Cacá, Diegues, Sandra Werneck, Sergio Bianchi, Sergio Rezende, Ricardo Elias, dentre outros. Participou de telenovelas e séries na TV Globo e na TV Record, destrinchando uma significativa contribuição para história da TV aberta nos últimos 25 anos, colecionando sucessos e prêmios. Nos últimos anos, Silvio Guindane, tornou-se um ator muito presente em projetos na televisão a cabo e nas plataformas de streaming. No canal Multishow atuou em projetos de sucesso como a minissérie “Acerto de Contas”. Na FOX participou da série “Um Contra Todos”, de Breno Silveira e é protagonista da série “A Divisão” -Globoplay.

 

No teatro fez diversos espetáculos como ator, totalizando mais de quarenta peças. Trabalhou com diversos diretores como: José Celso Martinez Correia, Fauzi Arap, Emilio de Mello, Hamilton Vaz Pereira, Roberto Bomtempo e Walter Lima Junior.  

 

Programação Telas em Cena

Sábado: 31/08/2024

Sessão Especial com a presença do ator e diretor Silvio Guindane

18h30-  Mussum, O Filmis, Silvio Guindane

Drama, biografia|Brasil|2023|123’

Classificação: 12 anos

Local: Cine Cultura Sala Sinhozinho

Apresentação: Nival Correia

 

Comentários (0)