A Prefeitura de Palmas informou que a empresa contratada para executar os serviços de ampliação do Aterro Sanitário da cidade já começou a instalar a manta impermeabilizante, estrutura importante para impedir a infiltração de líquidos e protege e solo contra contaminações. A gestão municipal informou ainda que os serviços estão orçados em R$ 9,3 milhões, com uma previsão de conclusão até março de 2026. Depois de pronto, o local permitirá a continuidade do manejo adequado dos resíduos sólidos gerados na Capital.
O projeto inclui ainda sistema de drenagem de chorume, tubos para captação de gás, canaletas de contorno, drenagem superficial e cobertura vegetal, para garantir segurança ambiental e operacional em todas as etapas do processo.
“Essa construção representa mais um passo para garantir que Palmas continue dando a destinação correta aos resíduos, com responsabilidade ambiental e compromisso com a saúde pública. Estamos trabalhando para assegurar um sistema eficiente, seguro e sustentável para consolidar a Capital como referência na gestão dos resíduos sólidos”, afirmou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
Nova estrutura
Com vida útil estimada em cinco anos, a nova estrutura será ativada assim que a sexta célula atingir sua capacidade máxima. O Aterro Sanitário de Palmas recebe atualmente cerca de 400 toneladas de resíduos por dia, provenientes da coleta domiciliar, limpeza urbana, rejeitos da usina de triagem da construção civil e de grandes geradores.
Comentários (0)