Com mais de 300 assinaturas, Frente Parlamentar da Odontologia é criada no Congresso

O Congresso publicou a ata da reunião, oficializando a chamada entidade civil de interesse público, composta por deputados federais e que tem objetivo de defender os ideais da odontologia

Frente Parlamentar vai pautar a defesa da odontologia no Congresso
Descrição: Frente Parlamentar vai pautar a defesa da odontologia no Congresso Crédito: Divulgação

Antecipando a divulgação nacional, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale anunciou na manhã desta terça-feira, 24, em Palmas, a criação da Frente Parlamentar de Odontologia no Congresso Brasileiro, que será lançada no próximo dia 8 de novembro. Articulada por Juliano do Vale e com o apoio e mobilização do deputado Carlos Gaguim, que colheram mais de 300 assinaturas, a Frente Parlamentar da Odontologia foi criada na Câmara dos Deputados, em Brasília, e tem o objetivo de ampliar a representatividade e defesa do setor e de seus profissionais nas discussões sobre leis no Congresso Nacional. O presidente afirmou em coletiva à imprensa, na sede do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO), que a Frente Parlamentar vai pautar a defesa da odontologia no Congresso.

 

“Tem muita coisa que chega aqui e é pautado, mas não há uma defesa firme, consistente e eficaz. Vamos estreitar o vínculo com os deputados para que eles apoiem as demandas da classe”, explicou. Na oportunidade o representante elencou algumas pautas da classe que deverão receber mais atenção do Congresso a partir do Lançamento dessa Frente. “Vamos cobrar a destinação de mais recursos para melhoria dos serviços de saúde bucal na rede pública no Tocantins e em âmbito nacional; queremos inserir um cirurgião dentista na equipe médica hospital; incluir a saúde bucal na Lei do SUS para que não seja apenas um programa, dentre outros”, acrescentou.

 

O Congresso Nacional publicou a ata da reunião em seu portal, oficializando a chamada entidade civil de interesse público composta por deputados federais e que, conforme o estatuto, tem objetivo de apoiar e defender os ideais dos cirurgiões dentistas e da odontologia, representados pelos profissionais, pelos conselhos federal e regionais, representações sindicais e instituições civis da categoria.

 

Foram 336 assinaturas de parlamentares que validaram a Frente. "A odontologia, assim como o Brasil, está vivendo um novo momento e a criação da Frente Parlamentar é uma realização muito importante para a consolidação de uma odontologia realmente valorizada. Considero o apoio expressivo dos deputados à criação da nossa Frente Parlamentar como reconhecimento do valor e da importância da odontologia na saúde de toda a sociedade brasileira. Precisamos agora da participação e do apoio de todos os cirurgiões dentistas e demais profissionais da odontologia para avançarmos ainda mais nas conquistas”, afirmou Juliano do Vale.

 

Lançamento da Frente

No dia 8 de novembro, em Brasília, será lançada a Frente, na Câmara dos Deputados. Conforme a resolução da Frente, entre os objetivos do movimento, está a promoção da “integração harmoniosa entre o Congresso e a categoria capaz de estabelecer um ambiente legislativo favorável ao seu desenvolvimento". E mais: acompanhar o processo legislativo no Congresso "em especial quanto aos aspectos de interesse da odontologia"; acompanhar as demandas políticas dos cirurgiões dentistas e de seus legítimos representantes e acompanhar os assuntos de interesse no Executivo, legislativo e Judiciário, visando apoiar politicamente as posições dos cirurgiões dentistas.

Comentários (0)