Com menos de 2% da população testada, Covid-19 avança em Paraíso

No município, os casos confirmados da doença saltaram de 240 para 361, um crescimento de mais de 33% em 16 dias.

Crédito: Reprodução

Distante 80 km de Palmas, a cidade de Paraíso chegou a 11 óbitos na última quarta-feira, 22.  Os casos confirmados saltaram de 240 para 361, um crescimento de mais de 33% em 16 dias. Mesmo com esse quadro, o prefeito Moisés Avelino afastou definitivamente qualquer intenção de decretar lockdown no município. “Sempre fui contra fechar tudo”, disse ele ao T1 Notícias por telefone na manhã desta quinta-feira, 23. 

 

O cenário não somente preocupa os moradores da cidade como também os da Capital, já que muita gente de Paraíso circula com frequência por Palmas, e vice-versa.  De acordo com o boletim desta quarta-feira, 22, quatro pacientes testaram positivo para Covid-19. Dos 361 casos, 267 foram recuperados, 8 internados no Hospital Regional de Paraíso e três em Palmas, segundo informações repassadas por Avelino, via WhatsApp.

 

Dos 11 pacientes internados, três estão em Palmas: dois no Hospital da Unimed Palmas  e uma no Hospital Santa Thereza, conforme informou o prefeito de Paraíso. Os  outros oito estariam internados no Hospital Regional de Paraíso (HRP). 

 

O T1 Notícias, no entanto, apurou que o hospital de Paraíso tem 11 pessoas internadas, três dando entrada e outras oito pessoas com suspeita. Ou seja, ainda nesta quinta-feira, 23, o número de pacientes internados com Covid-19 pode chegar a 23. Sem UTI para atender a demanda, Paraíso precisa encaminhar os pacientes que requerem maiores cuidados a Palmas.  No portal da SES, a informação é de que 54% a taxa de ocupação dos leitos clínicos. Sem UTI própria, os casos mais graves são transferidos para Palmas.

 

Com 51.206 habitantes conforme o IBGE em levantamento de 2019, Paraíso coletou 1.078 testes, dos quais foram processados realizados 947. Os números apontam que 1,85% da população foi testada pelo Lacen. Deste, 265 deram positivos para Covid-19 e  682 negativos.  Estavam sendo analisados 131 até esta data.

 

O número é baixo e não inclui testes rápidos que possam ter sido realizados pela prefeitura Municipal. Estes dados foram solicitados pela equipe de reportagem mas não obtivemos resposta até o fechamento da matéria.

 

Paraíso aparece no ranking estadual de casos confirmados da doença em 8º lugar e 5º no número de óbitos, atrás somente de Araguaína, Palmas, Araguatins e Porto Nacional. Avelino disse ao Portal nesta quinta-feira, 23, que a gestão vem, ao longo do período de combate à Covid-19, auxiliando a comunidade no tratamento da doença, mas descartou a adoção de novas medidas ao anunciar que vai intensificar a fiscalização.

 

Dentre as ações ele cita a distribuição de medicamento rotineiramente à população, por intermédio da Unidade Básica de Saúde Exclusiva, para atendimento de casos pacientes suspeitos e diagnosticados. ”Esta semana,  vamos adquirir novos medicamentos, tudo com licitação, para não termos problemas futuramente”, antecipou o prefeito.

 

O prefeito diz também que, de acordo com o protocolo vigente de tratamento, a gestão distribui para o tratamento da doença os seguintes remédios: Azitromicina, Dipirona, Hidroxicloroquina e Ivermectina, além de Florax, Omeprazol, Paracetamol, dentre outros.

 

Procurador do município é transferido para Hospital particular em Palmas

 

O procurador da Prefeitura de Paraíso, Gilberto Lucena, decidiu continuar o tratamento da covid-19 em um hospital particular em Palmas. A viagem até a capital ocorreu por volta das 22:30 desta quarta-feira, 22, em uma UTI móvel, conforme o Portal apurou. A decisão de se transferir para um hospital particular foi devido ao grande número de pessoas internadas no Hospital Regional de Paraíso, onde ele se encontrava.

 

Quando o Procurador chegou ao HRP haviam 5 pessoas internadas com covid-19. Nesta quarta-feira, 22, data em que foi transferido, o número de pacientes internados com o novo coronavírus era de 25, maior número de internações de pacientes com a doença já registrado. Ainda de acordo com as informações dos 25 internados ontem, 13 foram liberados para retornar para casa.

 

Gilberto Lucena está internado em um leito de UTI na capital.

Comentários (0)