Com obras de macrodrenagem em grandes avenidas, alagamentos são reduzidos

Além da execução de obras de macrodrenagem, a gestão investe na manutenção e conservação das vias e ainda na execução de novos pavimentos, com a implantação do programa Chão Preto – Cidade Verde.

Obras de macrodrenagem eliminam alagamentos
Descrição: Obras de macrodrenagem eliminam alagamentos Crédito: Valério Zelaya/Secom

A cada ano, no período chuvoso, a população convivia com alagamentos que dificultavam o tráfego nas principais avenidas da cidade. Essa realidade tem sido transformada com o compromisso da atual gestão em realizar obras de macrodrenagem em diversos pontos da Capital.

 

As Avenidas LO-15 e LO-19 são importantes pontos da cidade que tem recebido obras de macrodrenagem que totalizam investimentos de mais de R$ 15 milhões recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1).

 

Na LO-15, as obras iniciaram ainda na gestão anterior, em agosto de 2011, sofreram duas paralisações tendo seu cronograma de entrega totalmente comprometido. Em agosto de 2013 foram retomadas e seguiram com o serviço praticamente ininterrupto mesmo durante o período de chuva para que tudo fosse concluído o mais rápido possível.

 

A macrodrenagem foi concluída, resta apenas reconstituir o pavimento e os bolsões de estacionamentos ao longo da LO-15 que foram danificados pelos constantes alagamentos de anos anteriores.

 

LO-19

Quanto à LO-19, cuja ordem de serviço foi assinada em setembro de 2013, a obra compreende o trecho entre as avenidas NS-10 e NS-05, com lançamento no Córrego do Pratinha. A galeria de águas pluviais captará as águas que escoam durante as chuvas das quadras adjacentes, como a 706, 704, 806 e 804 Sul, minimizando assim o lançamento de águas na Avenida Teotônio Segurado.

 

A drenagem foi concluída entre as Avenidas NS-10 e NS-01, o que corresponde a 62% da obra, e já está em carga com tubulação e bocas de lobo instaladas. Agora, a obra se concentra abaixo da NS-01 e, mesmo com as chuvas, o serviço não deve ser paralisado, devendo a obra ser entregue antes do final do primeiro semestre de 2015.

 

“Duas obras de fundamental importância que já podemos ver o resultado e a satisfação dos moradores e comerciantes da região. Tivemos chuvas fortes e água escorreu rapidamente, sem alagamento”, destaca o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Ávila.

 

Melhorias

Outros pontos importantes também passaram por obras que acarretaram em benefícios para a população, como a NS-08, (próximo ao colégio Militar e a quadra 208 Sul), NS-04, (trecho próximo a garagem do Município), e em frente a Unidade de Saúde Loiane Morena Vieira, trechos que com grande incidência de acúmulo de água, principalmente durante o período de chuva que não terão mais  comprometimento da pavimentação asfáltica e consequentemente riscos tanto para motoristas quanto para pedestres.

 

Chão Preto

Além da execução de obras de macrodrenagem, a gestão investe na manutenção e conservação das vias e ainda na execução de novos pavimentos, com a implantação do programa Chão Preto – Cidade Verde.

 

Por meio do programa a Prefeitura adquiriu duas usinas, sendo uma para aplicação de micro revestimento e lama asfáltica e para execução de TSB (Tratamento Superficial Duplo) e outra para a fabricação de PMF (Pré-misturado a frio) utilizado para remendo de pavimento (tapa-buraco). Além disso, a ação conta com 12 caminhões, duas camionetes e demais máquinas para operar e abastecer a usina de PMF, além de 120 servidores que compõem a equipe.

 

“Foi uma promessa de campanha, que a Prefeitura tivesse condições de fazer recapeamentos com qualidade, e ainda novos metros de asfalto. Adquirimos as usinas e agora vamos deixar a cidade com malha viária nova e conservada”, ressalta o prefeito Carlos Amastha.

 

Comentários (0)