Há 65 anos, no dia 27 de maio de 1960, nascia em Gurupi, Mestre Wertemberg Nunes, dos quais 50 dedicados à cultura e à construção de sua arte.
Wertemberg é Bacharel em turismo com habilitação em gestão de eventos . Reconhecido pelo Prêmio Nacional de Cultura Popular como Mestre de Cultura Popular – em 2007, é ator e diretor de teatro, dramaturgo e bonequeiro, ator de cinema e vídeo, poeta, cantor e compositor. Mora em Taquaruçu, distrito de Palmas, Tocantins.
Empresário proprietário da Oca do Vento – Agência de promoção e recepção de eventos turísticos, é Bacharel em Turismo, habilitação em gestão de eventos e membro fundador da Governança Turística de Taquaruçu. Desenvolve atividades turístico cultural destacando a Queima dos Tambores, Festa TabokaGrande com Os Gigantes de Palmas e Festival Capoeboicongo.
Depois de uma expedição de pesquisas pelo Brasil com os princípios de compreender o universo de expressividade humana e imaginário popular. Criou em 2005, o ponto de cultura Aldeia TabokaGrande – um lugar de mitos e lendas dedicado às representações simbólicas da natureza humana e dos elementos naturais da região.
Participa do carnaval de Taquaruçu como mestre intérprete da Banda TabokaGrande é coordenador geral e apresentador do ritual da Queima dos Tambores e confecção de bonecos e manipulação e apresentação do bloco OS Cavalim do Amarelo.
É coordenador do pontão Nacional de cultura Matrizes Amazônicas, membro da CNPDC( comissão nacional dos pontos de cultura).
Ator e diretor de teatro e cinema participou recente do filme Barulho da Noite de Eva Pereira, realizador do festival capoeboicongo em Taquaruçu, da festa tabokagrande, ator e apresentador do ritual da queima dos tambores.
Comentários (0)