Começa nesta sexta-feira o Carnaval de Gurupi que terá quatro dias de folia

O Carnaval mais agitado do Tocantins terá abertura oficial nesta sexta. Programação vai até o dia 28 e contará com a participação de jornalistas da Abrajet

Carnaval de Gurupi terá quatro dias de folia
Descrição: Carnaval de Gurupi terá quatro dias de folia Crédito: Divulgação

Conhecido como o Melhor Carnaval do Norte do Brasil, o Carnaval de Gurupi é o mais tradicional do Tocantins. A edição 2017 terá sua abertura no dia 24/02 e o encerramento em 28/02. Neste ano, Gurupi recebe a visita e participação dos jornalistas da ABRAJET-TO – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.

 

Mas, a história desta folia começou em 1961, com o carnaval de blocos familiares que se organizavam na promoção do desfile. Assim, ao longo do tempo, o carnaval foi se equipando e se profissionalizando, ao ponto de oferecer atualmente, dezenas de shows artísticos regionais e nacionais, atraindo um público cada vez melhor e mais diversificado, vindo de diversas partes do Tocantins, Goiás, Pará, Piauí e Maranhão.

 

Circuito

Novamente a Avenida Pará (em frente ao Centro Administrativo da UnirG) recebe a festa. O elogiado circuito, aprovado pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, marcou 2016 como o Carnaval da Paz, pois não recebeu nenhum incidente grave e facilitou o trabalho da segurança, atendendo todas as exigências.  

 

Economia

O setor será aquecido durante os dias de folia, impulsionando seus lucros, e gerando emprego e renda. O Carnaval de Gurupi é histórico. Na gestão Laurez Moreira, a festa foi valorizada e fortalecida: “é o artista valorizado, os supermercados, restaurantes, postos de combustível que aumentam suas vendas, o vendedor ambulante da mesma forma, os hotéis recebem os turistas... e assim a economia se aquece” – explica o prefeito de Gurupi.

 

A rede hoteleira ganha muito com o Carnaval. A lotação atinge quase 100% como é o caso Veneza, que organiza inclusive as Matinês, que são tradição. Keila Poleto, proprietária do hotel, destaca a importância do evento para todos os setores da economia da cidade.

 

“Nós temos a consciência do impacto que o Carnaval tem. Eu vejo como uma fonte de renda que tem um impacto gigantesco na economia local. E se falando em tempos de crise onde tem um número enorme de desempregados, o Carnaval é uma grande oportunidade que chega”, destaca Keila.

 

Comentários (0)