Comerciantes da Praia das Arnos discutem melhorias na gestão de área comercial

Foi oferecida flexibilização aos comerciantes para definirem entre si quais serão seus dias e horários de funcionamento...

Comerciantes discutem forma de alavancar comércio na Praia
Descrição: Comerciantes discutem forma de alavancar comércio na Praia Crédito: Divulgação

Depois da entrega da nova estrutura de lojas e restaurantes na Praia das Arnos, a Prefeitura de Palmas está definindo com os comerciantes, melhorias na gestão do comércio do ponto turístico. O trabalho está sendo feito através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) e pastas municipais parceiras. A Praia das Arnos possui atualmente 30 comerciantes instalados na estrutura definitiva entregue pela Prefeitura de Palmas em dezembro de 2017.

 

Em reunião ocorrida nesta quarta-feira, 25, foi oferecida flexibilização aos comerciantes para definirem entre si quais serão seus dias e horários de funcionamento. Outra demanda do grupo que foi negociada diz respeito a melhorias na infraestrutura da praia que também será atendida.

 

“Foi uma ocasião não só para discutir demandas com esses comerciantes, mas, também para traçar estratégias para melhorar o faturamento deles. Tratamos desde infraesturutra, limpeza, melhoria da qualidade da área de banho, cessão de uma sala para a associação se instalar, ajustamento de horários e dias de atendimento  ao público dos restaurantes deles”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho.

 

Entre os pontos acordados estão melhorias na infraestrutura. “Foi feito um compromisso com eles de intensificar a ronda da Guarda Metropolitana de Palmas na praia. Também vamos melhorar o estacionamento. Primeiro vamos estudar e ampliar o número de vagas. Também haverá melhorias na estrutura de iluminação da praia”, acrescentou o secretário.

 

Comércio organizado

 

Beneficiados pelo Decreto Municipal nº 1.656/2018, que homologa o plano de ocupação de área pública, os comerciantes da Praia das Arnos, assim como os quiosqueiros da Capital, também estão em processo de regularização da ocupação de seus pontos comerciais.

 

“A reunião foi boa. Vai melhorar para gente porque quem trabalhava irregular agora vai conseguir a concessão de 10 anos e ainda ter autonomia de definir nosso dia e horário de funcionamento. Vamos poder fazer até um rodízio para não ter quiosques fechados ao mesmo tempo. O cliente que chegar vai encontrar sempre em funcionamento as opções de onde comer”, disse a representante da Associação de Comerciantes da Praia das Arnos, Elizabete Ferreira da Silva. 

 

Outro acordo garantiu a cessão de uma sala da área administrativa da praia foi cedida à associação. “Foi um ganho essa sala porque ficava difícil conversar com os comerciantes nos quiosques. Não tínhamos liberdade para ter reunião, e agora com a sala para nossa sede vamos ter mais um conforto de receber as demandas”, disse Elizabete Ferreira da Silva.

Comentários (0)