Comerciantes dos shoppings pedem posicionamento de Palmas sobre regras para abertura

Regras para o funcionamento dos shoppings de Palmas não foram especificadas no novo decreto municipal que começa a valer na próxima segunda-feira, 5

Crédito: Divulgação

O Capim Dourado e o Palmas Shopping foram informados na manhã desta sexta-feira, 2, que os shoppings da Capital não deverão abrir e devem manter as suas atividades com delivery, take away e drive-thru, até que uma nova reunião seja realizada na próxima segunda-feira, 5.

 

Segundo pronunciamento feito pela prefeitura de Palmas na quinta-feira, 1 de abril, o decreto 2.014, de 23 de março de 2021, continuará em vigor durante todo o feriado e fim de semana, e que, a partir desta segunda-feira, 5, começará a valer um novo decreto.

 

A informação é de que apenas 30% do comércio com atendimento presencial e com horários escalonados deverão ser contemplados nessa primeira fase da reabertura, para a redução do fluxo no transporte público.

 

Para a lojista Rafaella Machado, a declaração da prefeitura não foi clara quanto à abertura dos shoppings e os possíveis horários de funcionamento. “Achei que o shopping foi esquecido. Se a intenção da prefeitura é desafogar o transporte público, o horário de funcionamento do shopping poderia continuar das 10h às 22h”, explicou. 

 

Já o empresário do segmento de vestuário, Fábio Lopes, mostrou insatisfação com o novo pronunciamento. “Eu entendo a gravidade da doença e sei dos cuidados, mas não podemos continuar com as portas fechadas, o shopping vem sendo um dos lugares mais seguros e garantindo todos os cuidados que muitos estabelecimentos não vêm tendo atualmente”, declarou. 

 

Além disso, outra grande preocupação por parte dos lojistas é o baixo fluxo de vendas. “No primeiro decreto nós tivemos a ajuda do Governo para evitar demissões, mas agora com tudo fechado, fica difícil continuar mantendo os funcionários, então temos preocupação em relação a isso”, contou Rafaella.

 

Documento publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de Palmas desta sexta-feira, 2, diz que “os segmentos que não foram inclusos no documento poderão funcionar das 8h às 18h, exceto bares, restaurantes, lanchonetes e similares, que poderão funcionar até 0h, todos, exclusivamente, para entrega em domicílio ou retirada no local, vedada a entrada no interior do estabelecimento”.

 

Decreto vigente até domingo, 4

 

Conforme a prefeitura, devido ao aumento nas taxas de transmissão da Covid-19, todas as atividades não essenciais em Palmas foram suspensas, incluindo o funcionamento dos shoppings. 

 

Algumas alterações foram feitas para melhorar as formas de atendimento, como os supermercados que passaram a funcionar durante toda a semana. Bares e restaurantes também foram autorizados a realizar entregas de comida aos domingos.

Comentários (0)