Comitê busca solução para mau cheiro na Praia das Arnos junto a órgãos competentes

Empresa é responsável pelo saneamento de água e esgoto da Capital e não compareceu ao encontro que tinha como objetivo debater soluções para os problemas que afetam a Praia das Arnos

Mau cheiro tem afastado clientes da praia, causando prejuízo a comerciantes
Descrição: Mau cheiro tem afastado clientes da praia, causando prejuízo a comerciantes

A Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal da Câmara Municipal de Palmas se reuniu na tarde dessa última quarta-feira, 24 para discutir os problemas de esgoto na água da Praia das Arnos, na região Norte da Capital, que tem afetado o comércio e a natureza do local. Participaram da reunião representantes das associações de moradores e comerciantes dos locais afetados, bem como autoridades municipais e representantes da Marinha, Naturatins e Defensoria Pública (DPE).

 

Sobre a questão do esgoto, a bióloga do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Bruna Almeida, iniciou destacando que a Praia das Arnos não deveria ter sido instalada naquele lugar. “São uma série de fatores que não favorecem o local. Falando tecnicamente, a praia não é ideal para banho”, explicou.

 

O presidente da Casa, vereador Folha (PSD), criticou o posicionamento do Naturatins e ressaltou que a região Norte da cidade estava carente de uma área de lazer para a população e que o local recebeu todas as licenças necessárias para sua instalação. “Não aceito falarem que a Praia das Arnos está no local errado, porque errados estão os órgãos do Estado, que não fiscalizam e multam a BRK Ambiental”, defendeu.

 

“Ninguém quer bater de frente com a empresa. A ideia é somar forças e chegar a um entendimento. A gente deseja que a força dessa empresa seja usada para o bem social. O principal encaminhamento de hoje é a convocação de uma audiência pública, porque com o prazo de 30 dias estamos certos de que a empresa poderá se organizar para se fazer presente. Além disso, vamos propor a criação do Conselho Municipal de Saneamento Básico forte, com todos os principais atores, em especial a sociedade, para que juntos possamos desenvolver e fiscalizar o Plano Municipal de Saneamento Básico” aproveitou Thiago Andrino (PSB), para dizer.

 

Na ocasião, a presidente da Associação dos Comerciantes da Praia das Arnos, Elizabeth Ferreira da Silva, contabilizou os prejuízos causados pelo problema do esgoto na água da praia, que tem afetado o comércio local. De acordo com ela, somando todos os comerciantes, já foram perdidos mais de R$ 450 mil só este ano, com a diminuição do fluxo de clientes, que já obriga alguns estabelecimentos a fecharem as portas.

 

BRK Ambiental

 

A empresa BRK, esclareceu a ausência na reunião se deu pelo convite que foi protocolado em data muito próxima à realização da mesma, sem que houvesse prazo para envio de representante. O ofício com o convite foi recebido no dia 22 de outubro (segunda-feira), às 11h27.  Na resposta enviada aos vereadores, a empresa explicou sobre a impossibilidade de atender ao convite na oportunidade, solicitando que nova data fosse proposta com maior antecedência.

 

A concessionária reafirmou, como já ficou evidenciado em laudos emitidos pelos órgãos competentes, que a situação mostrada na Praia das Arnos não foi causada pela rede de esgotamento sanitário, nem pelo esgoto tratado na Estação de Tratamento Norte.

Comentários (0)