Comitê intertribal aprova projeto do Sebrae Tocantins para feira de artesanato

Superintendente, Omar Antônio Hennemann, apresentou projeto do Sebrae Tocantins para realização da Feira Mundial de Artesanato ao Conselho Intertribal e Ministério dos Esportes.

Omar Antônio Hennemann apresenta projeto da Feira
Descrição: Omar Antônio Hennemann apresenta projeto da Feira Crédito: Ascom Sebrae

O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antônio Hennemann, se reuniu na tarde desta segunda-feira (18.05), com os dirigentes do Comitê Intertribal Indígena, Carlos e Marcos Terena, em Brasília, para apresentar o projeto da Feira Mundial de Artesanato Indígena, chamada de Planeta Indígena, que será realizada pelo Sebrae Tocantins durante Os Jogos Internacionais Indígenas, que acontece em Palmas, em outubro deste ano. Também participaram da reunião o representante do Programa das Nações Unidas (Pnud) do Ministério dos Esportes, Roger Campos.

 

“Para mim não é possível falar em artesanato sem falar na produção das tribos indígenas, portanto, fomos primeiro discutir com eles o formato e toda a programação do evento”, disse Omar Hennemann, por telefone T1 Notícias após a reunião.

 

O superintendente do Sebrae Tocantins destacou ainda que “a receptividade que a proposta teve por parte do Conselho e do Ministério foi acima do esperado”.

 

O projeto elaborado pelo Sebrae Tocantins prevê uma leitura com as características dos povos indígenas do Tocantins, com 2,5 mil metros quadrados de área, tendo 48 estandes de comercialização de artesanatos para atender os diversos povos indígenas que participarão dos jogos, espaços para apresentações culturais indígenas, ambiente kids e de convívio social.

 

O projeto impressionou os representantes do Comitê Indígena e do Ministério. “O projeto é surpreendente. Ficou muito bonito todo o ambiente, que faz a integração completa com os costumes e a arte indígena”, julgou o diretor do Comitê Intertribal Indígena, Carlos Terena.

 

“Fiquei impressionado com a beleza do ambiente criado pelo Sebrae e a funcionalidade do atendimento ao público”, comentou Roger Santos, do Ministério dos Esportes, instituição que será responsável pela infraestrutura do evento.

 

“O Sebrae quer transformar a Feira num grande Shopping Mundial de Artesanato Indígena, com todo o suporte técnico e de infraestrutural para os mais de 40 povos indígenas que vão participar dos Jogos”, comentou Omar Antônio Hennemann.

 

A apresentação oficial do projeto dos Jogos Mundiais Indígenas e da Feira Internacional de Artesanato Indígena para autoridades do Brasil e do Mundo será feita pelo Comitê Intertribal Indígena no dia 23 de junho, em Brasília.

 

(Com informações da Ascom Sebrae Tocantins)

Comentários (0)