Competição Bombeiro de Aço reúne militares de sete estados e do DF neste sábado, 26

A prova simula situações do dia a dia da corporação, onde os competidores se apressam para cumprir as etapas em menor tempo possível

Crédito: Luíz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Será neste sábado, 26, a partir das 8h30, a edição tocantinense do Bombeiro de Aço. O evento esportivo é tradicional entre os Corpos de Bombeiros Militares em todo o Brasil e, por meio das provas cronometradas, simula situações do dia a dia dos bombeiros. Em Palmas, vai reunir cerca de 70 atletas de oito estados e do Distrito Federal.
 

A estrutura da competição já está montada, em frente à sede da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), na Orla da Praia da Graciosa. No mesmo local, nesta sexta-feira, 25, será realizado o Congresso Técnico, para alinhamento das regras entre organizadores e atletas, às 15h30.
 

A Competição Bombeiro de Aço ocorre dentro de um circuito, onde as provas são cronometradas, começando com uma subida por uma plataforma de dez metros de altura. O detalhe é que todos os participantes usam as roupas de aproximação de combate a incêndio, como uniforme. O traje é composto por balaclava, capacete, gandola, calça, coturno, luvas e cilindro de oxigênio. Vence quem fizer no menor tempo e com menos erros durante o percurso.
 

O espaço é aberto ao público, que poderá acompanhar tudo de graça.


Quem participa da edição estadual busca ranking para classificação e, assim, poder participar do evento nacional, que será no início de outubro, em Gramado (RS), paralelo à realização do Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM).
 

O Bombeiro de Aço, em Palmas, terá premiação para os competidores da etapa nacional e estadual, que ocorrem simultaneamente, nas categorias Geral Masculino e Feminino, e categoria por Idade.
 

Além de bombeiros militares do Tocantins, os organizadores já confirmaram a participação de competidores das corporações representando o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Maranhão e Bahia. Ainda há inscritos representando a Polícia Militar do Tocantins.

Comentários (0)