Em atendimento ao Ministério Público e para substituir os servidores de contrato nas áreas da Saúde, Educação e Quadro Geral, o município de Couto Magalhães vai abrir concurso no começo do próximo ano para 200 vagas nas três áreas. A informação foi dada ao T1 Notícias pelo prefeito Júlio César (Republicanos) na quarta-feira, 22 em visita ao portal.
“Até início de agosto é para a posse estar acontecendo”, afirmou ele. Prefeito pelo quarto mandato, numa cidade de pequeno porte (cerca de seis mil habitantes) e FPM 0.6, Júlio César não faz milagre, mas encontrou o equilíbrio das contas públicas e acaba de sancionar o PCCR da Educação no Município. “Atualizamos o antigo, que funcionou bem por cerca de 20 anos. Este agora é para durar mais 20”, brincou.
Pagando salários médios de R$ 6 mil reais para professor ele conta que o município acabou de aposentar uma professora, recentemente com salário na casa dos R$ 9 mil reais. “Que o dinheiro é curto, é, mas muita coisa é feita com vontade política e para nós, educação é prioridade”, contou.
Na sua região, Júlio César foi o primeiro a levar todo ensino fundamental para o tempo integral. “Precisamos melhorar a qualidade, investimos em infra estrutura, estamos construindo, ampliando, e queremos perseguir agora os melhores índices para nossas escolas. Esta é a meta, este é o legado que eu quero deixar neste quarto mandato”, destacou.
Agricultura familiar é destaque com 800 famílias produzindo
Com um ICMS forte, advindo do comércio, o agro está ao lado da agricultura familiar produzindo riquezas no município de Couto Magalhães.
“Lá nós temos 20 mil hectares aproximadamente de lavoura e por outro lado 800 famílias, nos diversos assentamentos, cultivando os mais diversos produtos da agricultura familiar”, explicou.
Júlio César foi prefeito entre 2005 e 2012, ficou fora da gestão por oito anos e retornou, eleito novamente prefeito em 2021.
“Tudo que eu consigo fazer na cidade, é principalmente com apoio do governo federal”, conta. A senadora Prof. Dorinha e o deputado Carlos Henrique Gaguim são os que mais têm destinado emendas ao município. “Temos também o apoio do senador Irajá, que foi o senador que nós elegemos e que está novamente ajudando bastante o município”, relembrou.
Do partido do governador afastado, Wanderlei Barbosa, o prefeito lembrou a instabilidade política que atinge hoje todo o Estado. “Essa situação causa toda uma insegurança, o ideal era que se definisse logo”, pontuou. Couto recebeu em seu recente aniversário a visita do governador em exercício, Laurez Moreira. “Dentro do possível ele já está nos ajudando”, finalizou o prefeito.
Comentários (0)