Confira a programação do Clube de Leitura para o mês de novembro

Nos dias 6, 13 e 30 de novembro, escritores estarão nas cidades de Gurupi, Araguaína e Palmas, respectivamente

Crédito: Divulgação/Sesc

Em novembro, nos dias 6, 13 e 30, o Clube de Leitura do Sesc Tocantins receberá os escritores Lori Gottlieb, Francisco Neto Pereira Pinto e Maya Angelou. Os encontros ocorrerão nas Bibliotecas dos Centros de Atividades do Sesc no Tocantins, em Gurupi, Araguaína e Palmas. 

 

A entrada é gratuita e a pré-leitura dos livros que serão discutidos nos encontros não é obrigatória. Para participar, os interessados só precisam se direcionar até as unidades do Sesc Tocantins nos dias e horários reservados para cada debate.

 

Confira a programação por cidade: 

Gurupi - 06 de novembro

Livro: Talvez você deva conversar com alguém, Lori Gottlieb

Horário e local: 19h, Biblioteca do Centro de Atividades do Sesc Gurupi

 

Sinopse: De modo geral, buscamos a ajuda de um terapeuta para melhor compreender as angústias, os medos, a culpa ou quaisquer outros sentimentos que nos causam desconforto e sofrimento. Mas quantos de nós já paramos para perguntar: o terapeuta está imune à gama de questões que ele auxilia seus pacientes a dirimir e superar, dia após dia? 

Quando ela se vê emocionalmente incapaz de gerenciar uma situação que perturba sua vida, uma amiga lhe faz uma sugestão: talvez você deva conversar com alguém.

 

Lori Gottlieb é psicoterapeuta e autora best-seller do New York Times de Talvez você deva conversar com alguém, que já vendeu mais de um milhão de cópias e atualmente está sendo adaptado como uma série de televisão. Além de sua prática clínica, ela é coapresentadora do popular podcast Dear Therapists produzido por Katie Couric e escreve a coluna semanal Dear Therapist da revista The Atlantic. 

 

 

Araguaína - 13 de novembro

Livro: À beira do Araguaia, Francisco Neto Pereira Pinto

Horário e local: 18h30, Biblioteca do Centro de Atividades do Sesc Araguaína

 

Sinopse: Há certa literatura regionalista que busca enfatizar peculiaridades locais, propagando linhas do momento histórico e da realidade social com vigor marcadamente romântico. Segundo essa perspectiva, o local deve ser exaltado com intensidade conforme uma ânsia por afirmá-lo como identidade nacional. Na obra de Francisco Neto Pereira Pinto apresentada nesta oportunidade por um conjunto de contos, a afirmação nacional é suplantada por um olhar universalista e arrebatado pela existência humana em uma natureza exuberante, possibilitando a expressão de uma dimensão psicológica do componente nativista que encanta o leitor. 

 

Francisco Neto Pereira Pinto Além de professor, é também um escritor apaixonado e um psicanalista lacaniano. Em 2021, a paixão pelas Letras o levou a ser como membro na Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins – Acalanto. Graduado em Letras, com especialização em Leitura e Produção de Textos, fez mestrado e doutorado em Ensino de Línguas e Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins. É autor de 4 livros literários, além de diversos artigos e livros acadêmicos. 

 

 

Palmas - 26 de novembro

Livro: Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, Maya Angelou.

Horário e local: 19h, Biblioteca do Centro de Atividades do Sesc Palmas

 

Sinopse: Racismo. Abuso. Libertação. A vida de Marguerite Ann Johnson foi marcada por essas três palavras. A garota negra, criada no sul por sua avó paterna, carregou consigo um enorme fardo que foi aliviado apenas pela literatura e por tudo aquilo que ela pôde lhe trazer: conforto através das palavras. Dessa forma, Maya, como era carinhosamente chamada, escreve para exibir sua voz e libertar-se das grades que foram colocadas em sua vida. As lembranças dolorosas e as descobertas de Angelou estão contidas e eternizadas nas páginas desta obra densa e necessária, dando voz aos jovens que um dia foram, assim como ela, fadados a uma vida dura e cheia de preconceitos.

 

Maya Angelou foi uma poetisa estado-unidense. Ela nasceu na cidade de St. Louis, no estado de Missouri, no dia 04 de abril de 1928. Trabalhou como cantora, atriz, dançarina, além de participar da luta pelos direitos civis. Suas obras apresentam elementos autobiográficos, valorizam a voz feminina e fazem um resgate da história das pessoas afro-americanas.

 

Clube de Leitura

O Clube de Leitura acontece mensalmente de forma gratuita nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi. Com a proposta de levar ao debate obras de diversos autores, que abordam diferentes questões diferentes do nosso tempo, o projeto reúne pessoas e cria um ambiente de interação. Os encontros acontecem de maneira lúdica e estimulante nas bibliotecas das unidades. 

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

www.sescto.com.br
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
LinkedIn: sesctocantins
TikTok: @sesctocantins
Twitter: @sescto
Youtube: SESCTO

 

Comentários (0)