Confira os locais para vacinação contra a Covid-19 em Palmas neste sábado, 5

Além de pontos fixos, a vacinação ocorre também por meio do "Busão do Mais Saúde" durante o evento Flores e Jabuticaba na Praça Maracaípe, em Taquaruçu

Crédito: Raiza Milhomem

A Prefeitura de Palmas dá seguimento ao plano de vacinação da população contra a Covid-19 neste final de semana. No sábado, 5, para o público acima de 12 anos as doses serão fornecidas no Palmas Shopping, das 13h às 19h. As crianças de 05 a 11 anos serão vacinadas na Unidade de Saúde da Família (USF) Arse 101 (1.004 Sul).  O "Busão do Mais Saúde" estará presente das 8h às 18h no evento Flores e Jabuticaba, na Praça Maracaípe, em Taquaruçu. No domingo, a imunização será ofertada na Feira do Jardim Aureny I, das 8h às 12h.

 

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, Marêssa Castro, a presença do Busão neste evento na Praça Maracaípe é mais uma oportunidade para a população se vacinar. “O público que estiver visitando os pomares e provando os alimentos e bebidas provenientes da jabuticaba pode ficar tranquilo, pois a equipe do Busão estará a postos para vacinar quem ainda não se vacinou ou mesmo que queira atualizar o cartão de vacina”, ressaltou a diretora.

 

Marêssa Castro informa que neste sábado a vacinação do público infantil (5 até 11 anos) ocorrerá por demanda espontânea. Ela reforça que, além dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão SUS e  cartão de vacina, o termo de consentimento (disponível no site Vacina Já ou nas Unidades de Saúde) deve ser assinado na ausência do pai ou da mãe. No caso das crianças com comorbidade é necessário apresentar laudo médico.

 

A Semus informou que as vacinas utilizadas para crianças são a Pfizer Pediátrica (tampa laranja) e a CoronaVac, que é a mesma vacina para adultos e crianças.


Segunda dose e reforço

 

A dose de reforço está disponível para a população acima de 18 anos, ou adolescentes com mais de 12 anos que sejam imunossuprimidos. O reforço deve ser aplicado a partir do quarto mês de aplicação da segunda dose. Já os imunizantes da Covid-19 para primeira e segunda doses podem ser aplicados em adolescentes acima de 12 anos, com e sem comorbidade. Para imunossuprimidos, o esquema vacinal é o seguinte: após 28 dias da aplicação da segunda dose, a pessoa recebe a adicional e, posteriormente, no intervalo de quatro meses, a dose de reforço.

Comentários (0)