Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a quinta-feira, 20, será feriado nacional. A Prefeitura de Palmas seguirá o calendário e decretou ponto facultativo também na sexta-feira, 21, nos órgãos da administração direta e indireta do Município. A medida consta no Decreto nº 2.802, publicado no DOM (Diário Oficial do Município) de 14 de novembro de 2025.
De acordo com o decreto, a medida não se aplica aos serviços essenciais, que continuarão funcionando normalmente. Entre eles estão as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III).
Também seguem em operação os serviços de limpeza urbana, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), iluminação pública e os conselhos tutelares, que mantêm regime de plantão para atender situações de urgência.
Escolas e CMEIs
Já as unidades de ensino, Escolas e Centros de Educação Infantil (CMEIs), seguem calendário próprio, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, e terão aula na sexta-feira, 21. O ponto facultativo aplica-se apenas à sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação.
Transporte público
No feriado de quinta-feira, 20, o transporte coletivo terá tarifa zero, conforme o Decreto nº 2.466, de 29 de dezembro de 2023, que institui gratuidade nos fins de semana e feriados. A tarifa permanece gratuita também no sábado, 22, e no domingo, 23.
A Agência de Transporte Coletivo (ATCP) informa que a operação do transporte seguirá normalmente na sexta-feira, 21, ponto facultativo na gestão municipal.
Restaurantes comunitários
Os restaurantes comunitários de Taquaralto e o Tereza Cristina Ayres, localizado na região norte de Palmas, estarão fechados nesta quinta-feira, 20, em razão do feriado da Consciência Negra, data que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. O atendimento ao público será retomado normalmente na sexta-feira, 21, no horário habitual, das 11h às 14h.
Os equipamentos públicos oferecem refeições ao valor de R$ 3,00. Pessoas em situação de rua têm direito à isenção do pagamento, conforme a política de assistência social mantida pelo município.
O Restaurante Comunitário de Taquaralto está localizado na região central do setor, enquanto o Tereza Cristina Ayres fica na Avenida NS-01, ao lado da sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO).
Cardápio
Os cardápios de cada unidade são divulgados semanalmente pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher. Para esta sexta-feira, 21, serão servidos arroz branco, feijão preto, feijoada, ovo cozido, farofa de cebola, couve com cenoura e fruta de sobremesa.
Comentários (0)