Conflito por ponte em Aurora acaba em ameaça de morte e ganha repercussão política

Vereador é acusado de ameaçar comunicador e paralisar obra em estrada municipalizada; deputado de Goiás manifesta apoio e informa que oficializará a Polícia Federal sobre o caso

Crédito: Divulgação

Um conflito que envolve a construção de uma ponte em uma estrada municipalizada no município de Aurora do Tocantins escalou para ameaças de morte e repercussão política. O vereador Josivan Rodrigues de Souza é acusado de ameaçar o comunicador de Goiânia, Cleitin Milgrau, e seu pai após a interrupção das obras no local. O caso ganhou destaque nas redes sociais e mobilizou autoridades, como deputados. 

 

A estrada em questão foi municipalizada pela Lei nº 197/2021, sancionada em 19 de outubro de 2021 pelo prefeito Luzinei de Jesus Silva. O projeto, de autoria do vereador Sharlys Divino Souza Tavares, transferiu para o município a responsabilidade pela via que liga a TO-110 a propriedades rurais, como a Estância Jakeline e a Fazenda Jacaré. A lei autoriza o Executivo a investir na manutenção da estrada, conforme o interesse público.

 

Cleitin Milgrau, cuja família é proprietária de uma pousada na região, afirmou que a obra da ponte beneficiaria moradores e turistas: "Eu juntamente com o prefeito de Aurora corremos atrás do recurso para fazer essa ponte, pois do outro lado moram várias famílias e há atrativos turísticos". Ele relatou que no domingo, 29, o vereador Josivan ordenou a paralisação da obra, alegando que a estrada passava por sua propriedade. "Ele esqueceu que a estrada pertence ao município", disse Cleitin, que divulgou um vídeo repudiando o ato.

 

Na noite do mesmo dia, Cleitin recebeu uma ligação do vereador. Segundo relato da advogada Jordane Mota, "ele proferiu grandes ameaças, inclusive de morte, contra meu cliente e seu pai. Tudo está gravado". A defesa anunciou medidas legais, incluindo um pedido de cassação do mandato de Josivan por quebra de decoro parlamentar e uma denúncia ao Ministério Público do Tocantins (MPTO) com base no artigo 147 do Código Penal (ameaça).


Reações políticas

O caso ultrapassou as fronteiras do Tocantins e gerou reações de parlamentares de outros estados. O deputado estadual Gugu Nader (Avante) se manifestou em apoio a Cleitin. "Quero aqui expressar o meu apoio ao Cleitinho, que está ajudando a levar desenvolvimento para Aurora do Tocantins e todos têm direito de receber benefícios em sua região. Todos. Esta ponte vai trazer benefício, desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas agora. Nós não vamos aceitar nenhum vereador ameaçar de morte ninguém. Já estou enviando o ofício para para a Polícia Federal, caso aconteça alguma coisa com o Cleiton, que é uma pessoa querida aqui em Goiás, nós vamos tomar providências cabíveis, necessárias e forte contra quem seja", disse o parlamentar em vídeo. 


“É uma vergonha, não só para a Aurora, mas para todo Tocantins, um vereador que ameaça matar o cara e o pai, porque o Cleitinho pediu a construção de uma ponte que não é na cidade dele", comentou o deputado federal pelo Goiás, Gustavo Gayer (PL).

 

A reportagem tenta contato com Josivan Rodrigues de Souza.

Comentários (0)