Conheça como funcionará o novo modelo de transporte público de Palmas: o BRT

Vídeo detalhado mostra como funcionará o novo modelo de transporte público em Palmas. Projeto tem recursos garantidos, mas ainda não tem prazo para começar...

Amastha explicou e mostrou vídeo sobre o projeto
Descrição: Amastha explicou e mostrou vídeo sobre o projeto Crédito: T1 Notícias

Mesmo ainda sem previsão para início das obras, mas com meio milhão em recursos garantidos pelo Governo Federal o Projeto BRT começará a ser implantado em Palmas. É um novo modelo de mobilidade urbana para os usuários do atual transporte coletivo da capital. O projeto prevê a criação de um eixo no canteiro central da Avenida Theotônio Segurado, saindo do extremo norte da capital, do Setor Santo Amaro, se estendendo por mais de 30km até a região Sul de Palmas, se dividindo em mais dois eixos na altura do Jardim Aureny III: um para Taquari e outro para Taquaralto.  

O eixo central será uma faixa exclusiva com todo o aparato estrutural para mobilização dos usuários do transporte, onde circulará exclusivamente os ônibus do BRT em mão dupla, que devem ser movidos por energia, com capacidade para cerca de 50 passageiros cada um e funcionando como um metrô de superfície. Nesta base construída no canteiro central ficará 17 km de ciclovia, 8,5km de calçadas e serão construídas sete pontes e viadutos, sendo quatro exclusivos para os novos ônibus.

Serão sete estações no eixo central com trincheiras com passagens em desníveis, duas estações em nível, dois grandes terminais urbanos e 28 estações de passagem. O eixo será abastecido por linhas alimentadoras para as quadras e bairros operadas por empresas concessionárias. O sistema de integração continuará no novo modelo.

Nas estações terão rampas, calçadas, bicicletários, paisagismo, serviços públicos, painéis de sinalização, catracas envidraçadas e banheiros.

Uma Vila Olímpica será construída por trás do autódromo e do estádio e o BRT passará no local quando sair da Avenida Theotônio Segurado, indo em direção à Avenida NS-10, passando pelo Setor Bertaville, até chegar ao Jardim Aureny III.

No futuro, o projeto ainda prevê a criação de mais dois eixos: um em toda a orla do lago e outro na Avenida NS-10.

Confira neste vídeo mais detalhes do projeto do BRT.

Comentários (0)