Conselheiros tutelares serão escolhidos neste domingo: confira quem disputa

Eleitos terão a função primordial de atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados

Crédito: Divulgação

A eleição unificada dos membros dos Conselhos Tutelares ocorre em todo o Brasil no domingo, 1º de outubro, das 8 às 17 horas. Em Palmas, 52 candidatos concorrem ao pleito, que terá 20 locais de votação. Para votar, o eleitor terá que comparecer ao local de votação munido de documento com foto e título de eleitor. O voto é opcional e secreto. Confira aqui os locais de votação. Como são apenas 20 locais de votação, o eleitor deve ficar atento ao local em que irá votar, pois poderá não coincidir com o local em que vota nas eleições tradicionais. 

 

Na Capital, há 20 vagas para o cargo de Conselheiro Tutelar. Assim como nas eleições para cargos eletivos, recomenda-se ao eleitor que busque conhecer o perfil dos candidatos. Um Conselheiro Tutelar, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), deve atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, sendo também responsável por encaminhar tais situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.

 

Com uma função de interesse público tão importante, o eleitor deve primar a escolha de seu candidato por critérios mais objetivos, pois o conselheiro tutelar eleito será a pessoa encarregada de dar orientações, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento de ensino, se necessário; e ainda inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente.

 

Cabe ainda ao conselheiro tutelar, o pedido de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial e a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, dentre outras competências.

 

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído em 1990, estabelece que o Conselho Tutelar é um órgão autônomo e independente, com atribuição de proteger e resgatar aqueles que, por algum motivo, tenham seus direitos violados.

 

Comunidade

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Amilson Soares, reforça que a escolha pelo voto direto do eleitor justifica-se porque o conselheiro tutelar deve ser membro da comunidade em que atua, como liderança. “Por isso, a primeira etapa do processo de escolha requer atendimento a diversos requisitos junto à comunidade para que fique comprovada a ligação do candidato ao local”.

 

Vagas

Em Palmas são oferecidas 20 vagas para conselheiros tutelares, sendo 20 para titular e 20 para suplente. O voto neste pleito é facultativo e pode ser efetivado por quem estava em dia com a Justiça Eleitoral até 3 de julho de 2023. Palmas possui quatro Conselhos Tutelares, divididos em região: região Norte (a partir do Córrego Suçuapara). região Central (entre o Ribeirão Taquaruçu e o Córrego Sussuapara). região Sul I (ao leste da TO 050, Sentido Serra); e região Sul II (ao oeste da TO 050, Sentido Lago)

 

A organização das eleições, assim como a apuração e a totalização dos votos, é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e tem o acompanhamento do Ministério Público.

 

Os conselheiros eleitos atuarão no quadriênio de 10 de janeiro de 2024 a 10 de junho de 2028. Conforme o CMDCA, os candidatos eleitos serão submetidos a uma formação para o cargo prevista para ocorrer durante quatro dias, no mês de novembro. Após nomeação dos eleitos no Diário Oficial do Município, prevista para dezembro, os eleitos serão empossados no dia 10 de janeiro de 2024.

 

Os conselheiros tutelares exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva, em jornada de 40 horas semanais, sem prejuízo do atendimento em regime de plantão/sobreaviso, inclusive nos fins de semana e feriados. A remuneração mensal dos conselheiros tutelares é de R$ 5.254,94.

 

Locais de Votação

Em Palmas, 20 escolas municipais de norte a sul, incluindo os distritos de Buritirana e Taquaruçu, terão locais com urnas para votação. Cada urna eletrônica terá uma capacidade máxima de mil registros de eleitores, o que agilizará e tornará o processo mais eficiente.

 

Relação de candidatos por região:

Central

Alessandra Pereira da Silva

Ana Rita de França Lopes

Clementino dos Santos Junior

Edna Martins Eugênio

Hiara Matos Araujo Guimarães

Iasmim Mota Alves

Iêda Oliveira Santos

Juniel Carvalho de Sousa

Katia Silene Fernandes Pinto do Nascimento

Paulo Pires Nepunuceno

Resileida Maria do Couto Pereira

Sandra Dias da Silva

Suellen Medrado Silva Fernandes

Veralucia Falcão de França Reis

Willian Mateus de Sousa Almeida

 

Norte

Antonio Barreira Gomes

Claudinéia dos Santos Castro

Ilziâne Gomes de Sousa

Janaina Ribeiro de Carvalho

José Ribamar de Sena Pereira

Lafaiete Nogueira Rêgo

Maclaine Veloso Castro Pereira

Maria do Rosário Sousa Veiga Oliveira

Maria Vanir Ilídio

Mayara Nascimento Lima Ferreira

 

Sul I

Aloncio Mendes Junior

Elenícia Pereira

Ricardo Morais

Elizete Freire Cavalcante

Everaldo Gonçalves Pereira

Karla Cyrlene de Souza da Costa

Maiza Aparecida Soares Pereira

Marcela Milene Guedes Quini

Maria do Carmo Machado Souza

Maria Lucia Ribeiro de Souza

Nayara Moreira Gomes de Souza Borges

Raquel Souza dos Santos Rodrigues

Roberto de Jesus Castro Gomes

Sergio Coelho Cavalcante

Wélica da Silva Queiroz Moreira

 

Sul II

Aline de Sousa Martins Araújo Moura

Carminha Pereira de França

Durvaldo Gonçalves de Almeida Lima

Flávia Marques da Costa

Gilberto Pinto Ferreira

Luana Raquel Costa Porto

Marcelo Martins da Conceição Moreira

Marcelo Reis Machado

Maria de Jesus Fialho Barros

Maria Pereira Nunes Lucena

Raimundo Carlos Pereira da Silva

Robson Santos Purcino

Saionara Santos Silva Purcino

Comentários (0)