Conselho Cultural reclama de evento CASACOR no Espaço Cultural; prefeitura justifica

Conselho se manifestou contrário à retirada do gramado para instalação da estrutura e questiona porque não foi consultado

Crédito: Divulgação/Ascom Prefeitura de Palmas

A estrutura da Janelas CASACOR na área verde do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, tem preocupado a titular da Câmara Setorial de Patrimônio Cultural da Capital e da Câmara Setorial de Patrimônio Material do Conselho de Política Cultural, Luara Aquino, que se manifestou contrária à retirada do gramado para a instalação, questionou porque o Conselho Cultural não foi consultado e apontou possíveis danos ao Teatro Fernanda Montenegro em ofício encaminhado à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Tocantins na quarta-feira, 27.

 

Luara destaca que o projeto "não foi analisado pelo Conselho de Políticas Culturais do Município" e que está em execução "próximo as estruturas tão explicitadas por imagens fotos do relatório que demonstram a fragilidade do Teatro Fernanda Montenegro e o seu entorno requerendo intervenção imediata para recuperação do bem cultural", pontua no ofício ao IPHAN. Para a titular, o evento deveria ser realizadao no Centro de Convenções Parque do Povo, que comportaria melhor a estrutura.

 

CASACOR diz que estrutura é montada em área delimitada pela prefeitura

 

Em nota, a Janelas CASACOR Tocantins, comandada empresárias Cris Scaramussa e Patrícia Schüller, afirmou que "a implantação do evento limita-se ao posicionamento de containers e módulos em área delimitada pela Prefeitura de Palmas", destacou, afirmando "seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a revitalização paisagística da área, legado que poderá ser usufruído pela população da Capital".

 

Prefeitura justifica

 

Questionada a respeito do espaço ter sido cedido para a realização do evento em 2022, a prefeitura de Palmas disse que a mostra "trata-se de evento temporário, que deixará como legado o paisagismo do local e os banheiros públicos, que atenderão os frequentadores do Parque das Artes e demais usuários do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho".

 

A edição de 2022 da exposição CASACOR está programada para abrir no dia 20 de maio e seguirá até o dia 3 de julho com uma estrutura de 20 ambientes para visitação, além de outros espaços, e ocupará a área verde do Espaço Cultural. Na edição de 2021, a mostra foi realizada na Praia da Graciosa.

 

Confira as notas na íntegra:

 

Nota - Janelas CASACOR

 

ARTE 27 EVENTOS, franqueada JANELAS CASACOR TOCANTINS e organizadora da Mostra prevista para ocorrer no período de 20 de maio a 3 de julho na área externa do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, vem informar que a implantação do evento limita-se ao posicionamento de containers e módulos em área delimitada pela Prefeitura de Palmas. As obras de calçamento estão sendo executadas pelo Município para implantação do Parque das Artes. JANELAS CASACOR TOCANTINS ressalta o seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a revitalização paisagística da área, legado que poderá ser usufruído pela população da Capital.

 

Nota - Prefeitura de Palmas

 

A Prefeitura de Palmas informa que a estrutura em construção nos arredores do Espaço Cultural abrigará o Parque das Artes, um projeto do Município que será inaugurado em 20 de maio.

 

A mostra ‘Janelas Casa Cor’ é uma exposição de iniciativa privada, com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da cessão do espaço público. 

 

Trata-se de evento temporário, que deixará como legado o paisagismo do local e os banheiros públicos, que atenderão os frequentadores do Parque das Artes e demais usuários do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

 

A Prefeitura esclarece ainda que a obra do artista plástico Siron Franco, que ficou conhecida como ‘Jacaré de Pedras’, não será removida.

Comentários (0)