Teve início nesta segunda-feira, 12, a construção do espaço que irá abrigar os feirantes que atuam na Praça da Igreja Matriz, e vendedores ambulantes da Avenida Tocantins. A nova feira, que será instalada na Avenida 18, deverá ser concluída em 60 dias. Na sexta-feira, 09, a prefeita em exercício Cinthia Ribeiro, técnicos e secretários municipais explicaram detalhes do projeto aos feirantes e ambulantes.
A construção da feira faz parte das ações para implantação do Shopping a Céu Aberto de Taquaralto, e atende a uma antiga demanda dos comerciantes locais. “A Prefeitura está trabalhando com a integração de todas as pastas para que todos que atuem na região ganhem economicamente e socialmente com o novo projeto da Avenida Tocantins”, ressaltou Cinthia Ribeiro.
Responsável pelo projeto, o arquiteto Bruno Catini explicou que a Feira será dividida em dois espaços: um destinado aos comerciantes de produtos agrícolas, roupas, dentre outros, e uma praça de alimentação. O espaço contará ainda com playground e uma pista de caminhada. “Será uma área de convivência para a comunidade, o que ajudará a garantir o fluxo de clientes para o comércio”, informou.
Também para garantir fluxo de pessoas no local, além da Feira está instalada ao lado da nova Unidade de Saúde da região, haverá um ponto de ônibus em frente ao local, informou o secretário extraordinário de Assuntos Estratégicos, Cleyton Alen.
Vendedor de espetinhos na Avenida Tocantins, Antônio de Sousa, está com boas expectativas sobre o projeto. “Acho que colocando a gente em um ambiente legal, será muito bom para todos. Ter financiamento vai ser bom não só para mim, mas para os demais”, disse.
Cadastro e Financiamento
Para definir os comerciantes que atuarão na feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) está cadastrando os comerciantes fixos e ambulantes que já trabalham na Feira da Matriz e na Avenida Tocantins e que serão transferidos para o novo espaço. “É fundamental que todos os comerciantes façam o cadastro, uma vez que quem já atua nesses locais terão prioridade, e isto só é possível com os dados atualizados”, explicou o superintendente da Sedem, José Marcos Cardoso.
Além de um espaço adequado, os comerciantes também terão capacitações e orientações técnicas das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Rural, e contarão com linhas de financiamento de até R$ 10 mil pelo Banco do Povo, e até R$ 200 mil pela Agência de Fomento.
A partir desta segunda-feira, 12, a equipe do Banco do Povo estará atendendo no Resolve Palmas Sul para esclarecer os procedimentos de acesso ao financiamento.
Comentários (0)