Consulta Pública sobre aplicação de recursos da Cultura em Palmas segue até 31/07

Formulário da Fundação Cultural permite participação de artistas e população no Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc

Crédito: Divulgação/FCP

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) lançou uma Consulta Pública para ouvir artistas, agentes culturais e a população sobre a aplicação dos recursos do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), do Ministério da Cultura. A pesquisa pode ser acessada on-line e ficará disponível até o dia 31 de julho.

 

O objetivo é coletar sugestões para a construção do novo Plano de Aplicação de Recursos (PAR) de Palmas, contribuindo para a elaboração de editais mais inclusivos e para o aprimoramento da gestão cultural na Capital. Serão destinados R$ 2.448.599,63 ao município, a serem aplicados em editais, premiações e melhorias dos espaços culturais.

 

Segundo a presidente da FCP, Luara Aquino, a consulta é uma oportunidade para que a comunidade cultural contribua com a definição das prioridades. “A partir desta oitiva nós teremos um norte sobre o que é almejado no âmbito cultural geral daqui, como podemos aprimorar o PAR para equalizar o acesso às oportunidades, seja por meio da contemplação via editais, do apoio com premiações ou da melhoria dos espaços culturais em toda a Capital”, explicou.

 

O formulário conta com sete perguntas objetivas e um espaço para sugestões. Além de artistas e agentes culturais, qualquer cidadão pode participar.

 

A Pnab foi criada pela Lei nº 14.399/2022 e prevê o repasse anual de R$ 3 bilhões da União a estados e municípios até 2027, com foco na valorização da produção cultural em todo o país.

Comentários (0)