Corrida Nacional do SESI 2025 reúne mais de 1,2 mil atletas no Dia do Trabalho

Na categoria geral masculina, o vencedor foi Leoney Gomes com 16 minutos; no feminino, a atleta Emilly Santos, 16 anos, moradora de Porangatu conquistou o 1º lugar e terminou a prova em 20 minutos

Crédito: Divulgação Sesi Tocantins

A 1ª edição da Corrida Nacional do SESI movimentou a capital tocantinense no feriado do dia 1º de maio (Dia do Trabalho). Competição reuniu mais de 1.200 atletas, entre trabalhadores da indústria, esportistas amadores e profissionais, além de famílias em busca de saúde e bem-estar. O evento, que ocorreu simultaneamente em 23 estados brasileiros, consolidou-se como uma das principais competições de rua do país, combinando alto nível esportivo, inclusão e sustentabilidade. 

 

Com largada e chegada na Arena SESI Esporte, na região de Teotônio Segurado, os participantes percorreram percursos de 5 km e 10 km, testando resistência e determinação. Na categoria geral masculina (5 km), o vencedor Leoney Gomes cruzou a linha de chegada em pouco mais de 16 minutos, enquanto, no feminino, a atleta Emilly Santos, de apenas 16 anos e moradora de Porangatu (GO), conquistou o primeiro lugar com 20 minutos de prova. 

 

“Participar da corrida do SESI é sempre muito bom. É uma prova bem organizada! Fico feliz em chegar em primeiro lugar. O percurso foi plano, com algumas subidas desafiadoras, mas tudo muito bem sinalizado”, elogiou Leoney Gomes, campeão da categoria geral masculina (5 km). 

 

Os três melhores colocados de cada categoria (geral e indústria – 5 km e 10 km) receberam troféus e premiação em dinheiro, enquanto todos os participantes ganharam medalhas de honra ao mérito. 

 

Fagner Júnior, vencedor da categoria 10 km (trabalhador da indústria), que começou a correr há cerca de um ano e meio, destacou a superação. “O percurso foi muito bom, mesmo com subidas desafiadoras. Mostrei que era capaz e que meus treinos estão dando resultados. Fiz um bom tempo e agradeço a Deus e ao SESI por este momento!”, pontuou. 

 

 Inclusão e diversidade marcam o evento 

A Corrida do SESI destacou-se pela política de inclusão, com categorias adaptadas para pessoas com deficiência (PCDs) e participantes de todas as idades. Este ano, a organização ampliou as iniciativas de acessibilidade, garantindo que atletas com mobilidade reduzida ou outras necessidades especiais tivessem estrutura adequada para competir em igualdade de condições.

 

O Instituto Reviver, que atua com pessoas com deficiência (PCDs), enalteceu a inclusão da categoria na prova. A entidade inscreveu 15 atletas. “Estamos muito felizes pelo SESI ter realizado uma corrida inclusiva. Esperamos que outros organizadores no Tocantins sigam o exemplo”, afirmou Soraia Tomaz, presidente do instituto. 

 

Atletas e espectadores compartilharam momentos de superação. Dona Josefa, 64 anos, vice-campeã na categoria +60, falou sobre a importância do esporte: “Estou na minha segunda corrida e ficar em segundo lugar é muito gratificante. Correr e praticar esportes são essenciais para uma velhice saudável”. 

 

 A jornalista Mariana Ferreira, que completou os 5 km empurrando o filho José em um carrinho de bebê, celebrou a conquista: “Foi um desafio, mas decidi levar meu companheirinho. O esporte nos proporciona momentos únicos como esse”. 

 

 Com recorde de público e organização elogiada, a Corrida Nacional do SESI 2025 encerrou mais uma edição de sucesso, reforçando o papel do SESI Tocantins como promotor de esporte, saúde e inclusão social. 

 

 “O esporte é para todos, e essa é uma das nossas maiores missões: promover não só a competição, mas a integração social. Estamos muito felizes com os 1.200 atletas – a maior corrida já realizada pelo SESI Tocantins”, declarou Fernando Wirthimann, superintendente da instituição. 

Comentários (0)