Cortejo de blocos leva o mundo da fantasia às ruas de Taquaruçu

A folia contou com os blocos Socapino e os Pernas de Pau, do Circo Os Kaco, e Batucanto, do Canto das Artes

Crédito: Júnior Suzuki

Fadas, bailarinas, palhaços e super-heróis. O mundo da fantasia invadiu o distrito de Taquaruçu, no primeiro dia de cortejo dos blocos, no sábado, 02.  A festa teve início com a concentração no Canto das Artes e seguiu pelas ruas do Distrito tendo à frente os blocos Socapino e os Pernas de Pau, do Circo Os Kaco, e Batucanto, do Canto das Artes, embalando adultos e crianças, até o bailinho, no Circo Os Kaco. A programação continua neste segunda e terça.

 

A comerciante Iara de Sousa levou as duas filhas para o cortejo. “Já é a segunda vez que venho, as crianças adoram, e como é uma festa muito tranquila a gente se sente seguro e à vontade”, disse.

 

Já o professor Lucas Leal Lima destacou a beleza do cortejo. “Está lindo, isso aqui é cultura, é arte e precisa ser valorizado. Vim com amigos e crianças, e aqui é um ambiente de família, afinal cultura é pra ser difundida, dos mais novos aos mais velhos”, disse.

 

Moradora de Taquaruçu, Elaine Fernandes conta que aproveita a festa desde criança e neste carnaval aproveitou para ganhar dinheiro vendendo tiaras enfeitadas. “Frequento o Canto das Artes desde criança, e a gente sempre participa do Carnaval. Agora eu tenho uma filha que também vem junto aproveitar. Este ano a gente teve a ideia de vender as tiaras, e só hoje já vendi bastante”, contou.

Programação

 

Há seis anos o circo Os Kaco junta-se ao Canto das Artes com Batucanto e outros blocos do Tocantins para realizar o cortejo de blocos de rua do Carnaval de Taquaruçu, uma manifestação cultural legitimamente brasileira. É nesta época que os blocos musicais carnavalescos saem na rua para celebrar o Carnaval.

 

Segunda 04/03

 

Roda do Turimbó - Momento de consagração dos preceitos TabokaGrande. Às 19h.

 

 

Terça feira 05/03

 

Corte dos Gigantes - Um dos gigantes que representa a terra é escolhido para fazer “a corte no ano” (espécie de reinado do ano em curso) e fica durante todo o ano para receptivo da Aldeia. Às 19h.

Comentários (0)