A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e em parceria com a Energisa, realiza nesta quarta-feira, 31, e quinta-feira, 1º, mais uma ação do Projeto Ligados. Nele, famílias que são inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, que estejam com o cadastro atualizado podem trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LEDs. Desta vez os contemplados foram os assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol e, conforme programação, a ação irá percorrer todos os Cras da Capital.
A mobilização acontece no próprio Cras Morada do Sol das 8 às 12h e das 14 às 18h, onde cada família poderá trocar as lâmpadas antigas incandescentes (luz amarela), e fluorescentes compactas por até seis lâmpadas de LED, que são até 90% mais econômicas.
O aposentado Anastácio Pereira Lima, morador do Setor Santa Fé, aproveitou para fazer o cadastro na tarifa social e trocar as seis lâmpadas que ele usava em casa por outras mais econômicas. “Tem mês que vem mais caro, espero que com essa nova tarifa venha mais barato no próximo mês”, disse.
Já Maria Betânia Lopes Barbosa, moradora do bairro Bela Vista, aproveitou a oportunidade quando foi solicitar o Número de Inscrição Social (NIS), para trocar as lâmpadas. “Eu trouxe seis lâmpadas fluorescentes para trocar pelas mais econômicas”.
Na oportunidade, também será ofertado pela Energisa, a tarifa social de energia elétrica (TSEE), com descontos de até 65% na conta de energia, para famílias de baixa renda, com rendimento de R$ 477 por pessoa e que consomem até 220kwh/mês; famílias com integrantes que recebam o beneficio da Assistência Social (BPC), e famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento, inscrita no CadÚnico e com renda mensal até três salários mínimos.
O motorista Marivaldo Souza da Silva, paga em média R$ 180 por mês de energia elétrica, com a adesão à tarifa social, e a troca de lâmpadas, refletirá uma maior economia no bolso.
“Estaremos economizando energia e ao mesmo tempo economizando os recursos naturais, pois é importante para o bolso como também para o meio ambiente”, disse.
Documentos necessários
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social são necessários os seguintes documentos para se inscrever ou atualizar o Cadastro Único e NIS:
Para maiores de 18 anos que moram no domicilio são necessários RG, certidão de nascimento ou casamento, CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho, conta de energia atual e para menores de 18 anos que moram no domicílio é preciso apresentar o CPF, declaração escolar ou creche e certidão de nascimento.
Balanço
As lâmpadas que serão trocadas pelas mais econômicas serão recicladas pela empresa Energisa. De acordo com a Energisa, a ação realizada no Cras 407 Norte, nos dias 29 e 30, teve cerca de 70 atendimentos com a troca de mais de 300 lâmpadas.
Comentários (0)