A atenção domiciliar tem se consolidado como uma alternativa eficaz para o atendimento de pacientes que necessitam de assistência contínua fora do ambiente hospitalar. Dados do Censo da Atenção Domiciliar, realizado pelo Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), revelam que, em 2019, cerca de 300 mil pacientes foram atendidos em casa. Em 2022, esse número saltou para 346 mil, um aumento significativo que reflete a crescente busca por esse tipo de serviço. Além disso, o setor já movimenta cerca de R$ 12,3 bilhões por ano e emprega mais de 103 mil profissionais.
Esse atendimento envolve atividades conforme a necessidade do paciente, proporcionando tratamento humanizado e melhor qualidade de vida. O objetivo é proporcionar tratamento adequado e humanizado, focado na recuperação e na melhoria da qualidade de vida, especialmente de pacientes crônicos e idosos. Pode incluir cuidadores, administração de medicamentos, oxigenoterapia, internação domiciliar (home care), além de médicos especializados, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros. Permitindo que pacientes recebam cuidados no conforto do seu lar.
Com a crescente demanda, novas empresas especializadas surgiram para atender esse público. Um exemplo é a Viver Home Care, que vem expandindo sua atuação no Tocantins e Maranhão. A empresa se destaca por oferecer um atendimento humanizado, com apoio tecnológico e uma equipe altamente capacitada. "Nosso compromisso é garantir que cada paciente receba um cuidado diferenciado e personalizado, com o suporte de profissionais qualificados em diversas especialidades", destaca o Dr. Wellington Gondim, diretor da Viver Home Care.
A atenção domiciliar ganhou força na década de 1990, impulsionada por avanços tecnológicos. Durante a pandemia de Covid-19, a procura cresceu 35% devido à sobrecarga hospitalar e necessidade de distanciamento social. Além de mais conforto aos pacientes, esse modelo ajuda a desafogar hospitais e contribui para a humanização do atendimento, garantindo maior qualidade de vida para aqueles que necessitam de cuidados contínuos. "E a Viver Home Care tem um cuidado a mais com a vida, pois temos acessibilidade para vários planos de saúde", conclui Dr. Wellington.
Comentários (0)