Criança abandonada em hidrômetro causa comoção em pessoas que querem adotar

Bebê foi abandonado em hidrômetro, em Araguaína, com apenas dez dias de vida. Muita gente tem ligado no Conselho Tutelar para saber se podem adotá-la, mas ela está agora sob custódia da justiça.

Bebê abandonada em hidrômetro
Descrição: Bebê abandonada em hidrômetro Crédito: Foto do leitor

Uma criança recém-nascida, de aproximadamente dez dias de vida, foi encontrada na última sexta-feira, 22, em uma caixa de hidrômetro, em Araguaína. O caso ganhou repercussão e muita gente tem procurado o conselho tutelar da cidade manifestando interesse em adotar o bebê.

 

Valentina foi o nome dado pelos conselheiros tutelar à criança. A conselheira Suêid Paula de Lima disse que foi ela quem sugeriu o nome. “Por ela ser tão guerreira, ter lutado tanto pra viver”, afirmou Suêid.

 

A conselheira disse ao T1 que muita gente tem ligado no conselho tutelar perguntando pela menina. “Muita gente procurou o conselho tutelar demonstrando interesse de adotar a criança, mas a gente explica que a pessoa tem que procurar o juizado”, informou a conselheira.

 

Criança passa bem

Valentina já recebeu alta e passa bem. Ela precisou de cuidados médicos após ser encontrada, pois estava com alguns ferimentos e desidratada. Segundo o conselho tutelar, a menina se encontra bem de saúde, já recebeu alta do hospital e está sob poder da justiça para que sejam feitos os procedimentos legais.

 

A mãe da criança ainda não foi localizada. “Provavelmente a juíza vai procurar os familiares dela”, disse a conselheira tutelar. Ela agora está em uma casa de acolhimento onde seu destino será decidido.

 

Segundo Suêid Paula, a senhora que encontrou a criança está sempre em contato, para se informar sobre a situação da pequena. “Hoje mesmo ela ligou, perguntando como ela está”, disse.

 

Processo de adoção

A pessoa que deseja adotar uma criança deve procurar a Vara da Infância e Juventude do município em que mora, portando o RG e comprovante de residência, e se inscrever como candidato à adoção.

 

Na Vara da Infância, o candidato deve receber informações iniciais a respeito dos demais documentos, necessários para dar continuidade ao processo. Após análise e aprovação de documentação, entrevistas serão realizadas com a equipe técnica da Vara da Infância e da Juventude, composta por profissionais da área da psicologia e do serviço social.

 

A maioria das crianças que estão em abrigos não está disponível para adoção. A maioria delas têm os pais, e mesmo as que não tem, precisam ter a situação resolvida pela Vara da Infância.

 

Caso tenha interesse em realizar algum trabalho assistencial nesses abrigos, é recomendado consultar a Vara da Infância para saber como pode contribuir.

 

 

Comentários (0)