Cristalândia descartou frasco vencido da vacina da Astrazeneca

O frasco descartado, que seria usado para aplicação de segunda dose, era de um lote que venceu em abril e que tinha chegado no município no dia 28 de Janeiro

Crédito: REUTERS

A Prefeitura de Cristalândia informou que das cinco doses da vacina Astrazeneca apontadas como vencidas por reportagem da Folha de São Paulo, nesta sexta, 2, nenhuma foi aplicada antes do prazo de vencimento e que chegou a ter um frasco com validade expirada no estoque, mas que foi descartado. 

 

Conforme a Prefeitura, o frasco descartado era de um lote que venceu em abril e que tinha chegado no município no dia 28 de Janeiro. O mesmo foi separado para administração de 2° dose - D2. 

 

“As vacinas são distribuídas pela Gerência Estadual de Imunização às quartas-feiras e imediatamente as doses são administradas no Município, sendo que nossas campanhas de administração ocorrem nas quintas e segundas-feiras, portanto não armazenamos doses” explica.

 

A equipe de Cristalândia  declara, ainda, que já entrou em contato com a Gerência de Imunização pedindo esclarecimentos sobre as informações veiculadas na reportagem da Folha e que está aguardando o posicionamento oficial do órgão. 

 

Entenda o caso

 

O trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi publicado nesta sexta-feira, 2, pelo jornal "Folha de S. Paulo" e aponta que 25.935 brasileiros tomaram vacinas vencidas da AstraZeneca em 1.532 municípios. Conforme os dados, no Tocantins foram aplicadas 537 doses vencidas em 24 municípios. A cidade que mais aplicou vacinas vencidas no Estado foi Aparecida do Rio Negro, um total de 313.

 

Ainda baseado nesses dados registrados oficialmente no MS (Ministério da Saúde), as demais cidades do Tocantins  que aplicaram doses vencidas foram: Miracema (59), Jaú do Tocantins (39), Mateiros (26), Palmas (39), Pequizeiro (11), São Félix (11), Araguaína (10), Cristalândia (5), Presidente Kennedy (3), Pium (3), Tocantínia (2), Dois Irmãos (2), Porto Nacional (2), Gurupi (3), Santa Fé do Araguaia (1), Augustinópolis (1), Piraque (1), Bandeirantes do Tocantins (1), Xambioá (1), Peixe (1), Abreulândia (1), Palmeirópolis (1) e Araguacema (1).

 

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou a dose da AstraZeneca vencida precisa se revacinar pelo menos 28 dias após ter recebido a dose vencida, pois é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

Comentários (0)