Já está no ar um site dedicado à arte do macramê, que disponibiliza um curso básico on-line, gratuito e com tradução em Libras. O projeto é uma realização da artista têxtil Jéssica Vieira, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, geridos pela Prefeitura de Palmas, Tocantins.
O macramê é uma técnica artesanal que consiste em tecer uma infinidade de objetos e que utiliza apenas fios. Embora existam registros desta arte ainda na Antiguidade, atualmente a técnica ganhou novo status e sua popularidade o tem colocado em evidência. “O macramê é muito atraente também porque não precisa de máquinas. Mesmo para produzir peças grandes e mais elaboradas, podemos fazer tudo com as mãos e os fios”, explica Jéssica Vieira.
O curso on-line é a etapa final de um projeto que se iniciou com o curso presencial, de 12 horas aula e que atendeu a 15 mulheres, no mês de setembro, em Palmas. Agora, na versão digital, são disponibilizadas três aulas práticas, que ensinam desde os primeiros passos até a confecção de peças decorativas, como chaveiros, suportes para plantas e mini painéis de macramê.
O projeto tem a intenção de atender também às pessoas surdas ou com deficiência auditiva, por isso as aulas on-line foram planejadas com foco na acessibilidade, incluindo legenda automática e tradução em Libras. “Assim queremos alcançar ainda mais pessoas e tornar o aprendizado acessível a todos”, pontua Jéssica Vieira.
Para a artista, o macramê “é transformador, porque conecta as pessoas com a criatividade e o fazer manual, além de ser uma atividade terapêutica e uma forma de expressão pessoal”.
Para acessar o curso e aprender mais sobre macramê, visite: https://makratelie.wixsite.com/makratelie
Mais informações:
Página do instagram: @makra.atelie
WhatsApp: (63) 98135-7406
Jéssica Vieira
Comentários (0)