Curso para secretários municipais de saúde começa em Palmas neste domingo

O evento acontece dentro da programação do 4º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, que iniciam segunda, 18

Cristiane Tavares é uma das palestrantes do evento
Descrição: Cristiane Tavares é uma das palestrantes do evento Crédito: Foto: Divulgação

Começa neste domingo, 17, o curso “De repente...gestor”. Iniciativa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO), o evento acontecerá no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas (TO), a partir das 8h e segue até segunda, 18. O curso será ministrado pelas consultoras do Conselho de secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG), Paola Soares Motta, Magalli Rodrigues de Brito Araújo e Cristiane Aparecida Costa Tavares.

 

O evento acontece dentro da programação do 4º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, que iniciam segunda, 18, no mesmo local.

 

O curso é destinado a secretários municipais de saúde que assumiram a função recente e também para veteranos que desejam aprimorar os conhecimentos sobre gestão pública de saúde. Paola explica que o curso “objetiva aprimorar o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões, despertando para novos compromissos e responsabilidades assumidos e com isso contribuir para a eficácia e eficiência do Sistema Único de Saúde”.

 

Serão abordados no curso os temas: “Onde estou e quais são as minhas responsabilidades?; Com qual recurso financeiro posso contar para a área da saúde do meu município? ; Como se organizam as políticas de saúde do SUS?; Quais são os instrumentos de gestão do SUS e da gestão orçamentária?”.

 

Palestrantes

Paola Soares Motta é graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em planejamento e organização Gerais, especialização em planejamento e organização de sistemas de saúde pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e mestrado em Administração Pública pela Escola de Governos da Fundação João Pinheiro. É coordenadora da Assessoria Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, diretora da empresa ACORSIS, coordenadora, professora e tutora de cursos à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem junto a várias instituições.

 

Magali Rodrigues de Brito Araújo, é graduada em Administração Hospitalar pela Faculdade de Ciências Contábeis, Administrativas e Econômicas do Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira, com especialização em Gestão dos Sistemas e Serviços Públicos de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), diretora da Empresa MRB Araújo consultoria Empresarial Ltda. É Assessora Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), coordenadora e tutora de cursos a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem junto a várias instituições.

 

Cristiane Aparecida Costa Tavares é advogada, assessora jurídica do Cosems/MG, membro da Comissão de Direito Sanitário da OAB MG. Membro do Núcleo de Direito Sanitário do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Especialista em Planejamento Orçamentário e Financeiro do SUS Municipal pela PUC-MG. Pós-Graduada em Direito Sanitário pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais.

Comentários (0)