Curta metragem Cores e Botas abre a Semana do Cinema Negro nesta terça, em Palmas

As exibições serão gratuitas e seguem até 25 de novembro

Crédito: Divulgação

Parte da história e dos conflitos da população negra no Brasil chega à tela do Cine Cultura nesta quarta-feira, 21, na Semana do Cinema Negro, evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro. A abertura acontece na terça-feira, 20, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), do Morada do Sol, às 16 horas, com a exibição do curta metragem Cores e Botas.

 

A semana é promovida pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a Spatium Audiovisual, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), e a Fundação Municipal de Infância e Juventude e Secretaria Municipal de Educação (Semed). As exibições serão gratuitas e seguem até 25 de novembro.

 

De acordo com um dos produtores do evento, Nival Côrrea, a Mostra exibirá o que há de mais atual na filmografia brasileira sobre a questão racial. Serão exibidos os filmes nacionais: Vazante; A Última Abolição, Cores e Botas, produzidos entre 2012 a 2018, e o Americano Um Limite Entre Nós.

 

“O objetivo é mostrar no cinema os conflitos que os negros enfrentam em razão da questão racial, como o racismo e a descriminação”, afirma Côrrea. A cultura negra tocantinense também estará na Mostra, com o filme, O Giro da Folia, de Luiz Neiva, sobre a Folia do Espírito Santo de Monte do Carmo. A exibição contará com a presença do Diretor.

 

Sinopses

 

Vazante

 

Início do século dezenove. Em uma fazenda imponente e decadente, situada na região dos diamantes em Minas Gerais, brancos, negros nativos e recém-chegados da África sofrem com os conflitos e a incomunicabilidade gerada pela solidão e pelas tensões raciais e de gênero em um país que passa por um forte período de mudança.

 

A Última Abolição

 

Uma retrospectiva detalhada de um momento emblemático da história do Brasil, a abolição da escravidão, apresentado de uma outra perspectiva. Ao contrário do que foi pregado por livros didáticos e outras vertentes da história oficial por muito tempo, não foi meramente a assinatura da Princesa Isabel na Lei Áurea em 13 de maio de 1888 que libertou os escravos, e tampouco tal liberdade foi um presente ou um passo na direção da mitológica democracia racial.

 

Um Limite entre Nós

 

Não recomendado para menores de 12 anos - Anos 1950. Troy Maxson (Denzel Washington) tem 53 anos e mora com a esposa, Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo). Ele trabalha recolhendo lixo das ruas e batalha na empresa para que consiga migrar para o posto de motorista do caminhão de lixo. Troy sente um profundo rancor por não ter conseguido se tornar jogador profissional de baseball, devido à cor de sua pele, e por causa disto não quer que o filho siga como esportista. Isto faz com que o jovem bata de frente com o pai, já que um recrutador está prestes a ser enviado para observá-lo em jogos de futebol americano.

 

Programação

 

Terça: 20/11/2018

 

16h - Abertura no CEU Morada do Sol II

Exibição do filme: Cores e Botas

 

Quarta: 21/11/2018

 

14h30 - Exibição do filme: Cores e Botas

20h30 - A Última Abolição, Alice Gomes

Documentário| Brasil| 2018| 85’

Classificação: Livre

 

Quinta: 22/11/2018

 

14h30 - Exibição do filme: Cores e Botas

20h30 - O Giro da Folia com a presença do diretor João Neiva

Documentário| Brasil| 2012| 35’

Classificação: Livre

 

Sexta: 23/ 11/2018

 

20h30 - Vazante, Daniela Thomas

Drama/Aventura | Brasil|2017 118’

Classificação: 14 anos

 

Sábado: 24/11/2018

 

18h30 - A Última Abolição, Alice Gomes

Documentário| Brasil| 2018| 85’

Classificação: Livre

 

Domingo: 25/11/2018

 

18h - Um Limite Entre Nós, Denzel Washington

Drama| EUA| 2018| 2h20’

Classificação: 12 anos

Comentários (0)