De Emerson Silva, exposição "Tep Me Têêre Jöh Amjikin" segue até 31 de março no Sesc

A exposição fotográfica está montada na Galeria Sesc de Artes, em Palmas, com imagens impressas em preto e branco, que retratam uma das mais tradicionais manifestações culturais do povo indígena Krahô

Crédito: Emerson Silva

A exposição fotográfica "Tep Me Têêre Jöh Amjikin – Festa do Peixe e da Lontra", do repórter e documentarista Emerson Silva, segue aberta para visitação na Galeria de Artes do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), até o próximo dia 31 de março. A entrada é gratuita. 

 

A Festa do Peixe e da Lontra é uma celebração da vida entre humanos e animais. A exposição fotográfica "Tep Me Têêre Jöh Amjikin – Festa do Peixe e da Lontra" é uma ocupação artística, montada na Galeria Sesc de Artes, com imagens impressas em preto e branco, que retratam uma das mais tradicionais manifestações culturais do povo indígena Krahô, a Festa do Peixe da Lontra. 

 

Essa festa faz parte da milenar cosmologia deste povo e traz como enredo principal a interação entre seres humanos e a natureza, quando fauna e flora, em tempos remotos, dialogavam e viviam em comunhão. Trata da história de como um Krahô, após ser devorado por uma sucuri, teve seus restos mortais reunidos e devolvidos a vida pelos animais. A manifestação apresenta ainda como foi o processo de recuperação no Krahô, a celebração de seu retorno a vida e como aprendeu e levou, aos seus, essa tradição.

 

Confira aqui o catálogo da exposição. 

 

Emerson Silva

 

É natural de São Paulo (SP) e reside em Palmas (TO) desde 1995, onde atua como repórter fotográfico e documentarista há mais de 20 anos. Apaixonado pela cultura popular e tradicional tocantinense, trabalhou na assessoria de comunicação da então Fundação Cultural do Tocantins de 2000 a 2019 como fotodocumentarista, onde teve a oportunidade de conhecer a fundo as manifestações culturais regionais, patrimônio material e imaterial, comunidades quilombolas e indígenas como os povos: Apinajé, Ava Canoeiro, Javaé, Pankararu, Kanela, Karajá, Krahô, Krahô Kanela, Xerente e Xambioá.

 

Contemplado em diversos prêmios nacionais de fotografia, realizou exposições pelo Brasil e pelo mundo, com destaque para a participação da mostra Mulheres que Fazem a Diferença (Women That Make a Difference), exposição Fotográfica Coletiva, na ONU, no Palácio das Nações Unidas na Cidade de Genebra, Suíça.

 

Também atuou como repórter fotográfico em alguns dos principais veículos de comunicação do Tocantins. Atualmente é membro da Associação de Arte Ninho Cultural, em Palmas - TO.

Comentários (0)