Defesa Civil alerta para chuvas intensas nesta quinta e sábado na capital e região

previsão para esta quinta-feira, 4, é de 25 milímetros de chuva. Para sábado, 6, são esperados 14 milímetros. A probabilidade é de 80% a 90% de chuva.

Probabilidade de chuva é de 80% a 90%
Descrição: Probabilidade de chuva é de 80% a 90% Crédito: Divulgação

Mesmo com a chuva intensa no fim dessa quarta-feira, 3, na região Sul de Palmas, nenhuma ocorrência de queda de árvore ou acidente foi registrada pela Defesa Civil Municipal. Apesar de o volume de água na localidade ter impressionado, os pontos de monitoramento climático em Palmas, situados na Arse 15  e na TO-050, registraram apenas 2,5 milímetros de chuva com ventos de 8 km/h, elevando para 5,9 milímetros o acumulado de janeiro de 2018.

 

A previsão para esta quinta-feira, 4, é de 25 milímetros de chuva, com temperaturas médias variando entre 24° e 30° C e ventos de até 5 km/h. A umidade relativa do ar permanecerá, segundo o Boletim da Sala de Situação da Defesa Civil Municipal, irá variar de 48 a 93%.

 

Para os próximos dias, a previsão de chuva permanece, variando entre a sexta-feira, 5, e  a segunda-feira, 8, com probabilidade de 80% a 90% de chuva. A previsão é de que haja em média 5 milímetros de precipitação neste período, com exceção do sábado, 6, quando são esperados 14 milímetros.

 

Considerando o histórico de chuvas intensas na região, a Defesa Civil Municipal alerta a população para algumas medidas que podem ajudar a prevenir acidentes neste período, como acompanhar os alertas emitidos pelo órgão, em rádios, TVs, jornais e outros informativos, e sair o quanto antes de locais em que haja possibilidade de alagamento.

 

Orientação

 

Recomenda-se jamais enfrentar uma enchente. A maioria dos resgates nos casos de enchentes é de pessoas que a enfrentaram. Nestas ocasiões é importante retirar do local apenas aquilo que for viável antes que o local seja atingido e procurar sempre se abrigar em local seguro.

 

No caso de acidentes, a Defesa Civil Municipal orienta que seja acionado o pedido de ajuda pelo 190. Já No caso de queda de árvores, moradores podem solicitar à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos a retirada por meio do contato (63) 2111-0628.

 

Outras recomendações:

 

• Ao entrar em casa, faça uma inspeção que lhe permita verificar se a casa ameaça ruir. Se tal for provável, não entre.

 

• Não pisar nem mexer em cabos elétricos caídos, especialmente, se em contato com água, que é condutora de eletricidade.

 

• Manter-se sempre calçado e, se possível, usar luvas de proteção.

 

 • Descartar comida, mesmo que embalada, e os medicamentos que tiverem em contato com a água da cheia, pois podem estar contaminados.

 

• Verificar estado das substâncias inflamáveis ou tóxicas que possa ter em casa.

 

• Começar a limpeza da casa pela dispensa e zonas mais altas.

 

• Beber apenas água fervida ou engarrafada.

 

As previsões foram levantadas a partir de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.

Comentários (0)