Defesa Civil Estadual dará suporte a famílias atingidas pela cheia do rio em Miracema

Nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura do município montou força-tarefa para dar suporte às famílias atingidas pela cheia do Rio Tocantins.

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Miracema

A prefeita de Miracema do Tocantins, Camila Fernandes, informou nesta segunda-feira, 27, que o município acompanha o aumento da vazão da UHE Luís Eduardo Magalhães e solicitou ajuda da Defesa Civil Estadual, que deve ir até a cidade para dar suporte às ações de apoio a famílias atingidas pela cheia do Rio Tocantins, com barcos a fim de chegar nas regiões ilhadas.

 

A Prefeitura informou, ainda, que um decreto de situação de emergência deve ser editado ainda nesta segunda para que seja disponibilizado apoio logísticos de órgãos estaduais e federais.

 

Com as chuvas intensas e o nível alto do Rio Tocantins, uma força-tarefa foi montada no município para auxiliar famílias ribeirinhas que encontram-se desabrigadas. Na manhã desta segunda, 27, a Coordenação Municipal da Defesa Civil e equipes das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente estiveram na região da Barra da Providência para atender famílias atingidas pela cheia do Rio Tocantins.

 

Na Barra da Providência, nove famílias foram atendidas e 29 pessoas foram transferidas das chácaras para residências de familiares, informou a Prefeitura. 

 

Segundo a Defesa Civil, a vazão do Rio Tocantins tem sofrido oscilação, mas está em situação de estabilidade. A Prefeitura pediu calma e que a comunidade "atenda as orientações das equipes e que busquem locais com segurança, sem entrar em pânico".

 

Em caso de necessidade de suporte para mudança de local atingido pela cheia, a prefeitura disponibilizou os contatos: (63) 98418-6117, (63) 992280199, 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 190 (Polícia Militar).

 

Praia do Funil submersa

 

A Praia do Funil, localizada em Miracema, ficou submersa nesse domingo, 26, após o nível de água da usina hidrelétrica de Lajeado aumentar e deixar o volume do rio tão alto que as tendas ficaram cobertas pela água. Conforme a Investco, companhia hidrelétrica responsável pela UHE Luís Eduardo Magalhães, as comportas da usina foram abertas desde o último dia 12 após aumento das chuvas na bacia do Rio Tocantins.

 

Confira o comunicado da Prefeitura de Miracema:

 

Atendendo a pedido da Prefeitura Municipal de Miracema, equipe da Defesa Civil Estadual deve vir a Miracema para dar suporte às ações de apoio a famílias atingidas pelas cheias do Rio Tocantins, com barcos a fim de chegar a regiões eventualmente ilhadas.

 

Na oportunidade, lamentamos a divulgação de informações falsas sobre eventual colapso da usina, o que dificulta o trabalho, já que cria situação de pânico de algo que não existe.

 

Pedimos à comunidade que mantenham a calma, que atenda as orientações das equipes e que busquem locais com segurança, sem entrar em pânico.

Comentários (0)