Demolição de ponte sobre o córrego Neblina é antecipada por causa de chuvas

O serviço de demolição começou no último sábado,10, e o bloqueio da rua e as obras têm a previsão de durar uma semana

Crédito: Ricardo Sottero | Fotos: ASTT)

Dentro do cronograma de obras da Avenida Siqueira Campos, considerada a maior estrutura viária da história de Araguaína, a Secretaria da Infraestrutura está fazendo a demolição de pontes sobre o córrego Neblina para a construção de novas travessias mais seguras e que permitem a vazão de um fluxo de água maior sem causar danos à estrutura. Diante das últimas chuvas que atingiram a cidade, a secretaria decidiu antecipar a demolição da ponte na Rua Araguaia, no Setor Noroeste, no trecho entre as ruas 10 e Anchieta.

 

O serviço de demolição começou no último sábado,10, e o bloqueio da rua e as obras têm a previsão de durar uma semana. “As enxurradas provocadas pela chuva do último dia 9 já começaram a danificar a estrutura dessa ponte, por isso decidimos interditar o fluxo de veículos nas proximidades e já iniciar a substituição da estrutura por uma nova. O serviço já estava previsto para as próximas semanas, por isso antecipamos”, explica o secretário da Infraestrutura, Frederico Prado.
 

Rotas de trânsito
 
A Rua Araguaia é uma via de ligação dos setores Itapuan e Noroeste. Para quem trafega pela localidade, a ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) orienta que sejam usadas as ruas Bom Jardim, Anchieta, 10 e a Avenida Campos Elísios para contornar a região de obras e acessar os bairros ou o centro da cidade. Devido à grande quantidade de ruas de mão dupla na região e a proximidade entre as vias, a ASTT informa que os desvios não serão extenso.
 
Av. Siqueira Campos
 
A primeira etapa da obra tem início na Via Norte, no Jardim Goiás, e terá 2,5 km de extensão (5 km de vias, considerando as duas pistas) até a Avenida Castelo Branco. Durante o trajeto, o córrego Neblina será canalizado para receber a avenida dupla. O serviço também inclui mais de 2.300 m de drenagem, além de calçadas com acessibilidade.
 
A segunda etapa da obra ligará a Avenida Castelo Branco aos setores Couto Magalhães, Vila Norte e Universitário, com a criação de três parques urbanos, entre eles o Parque de Conservação Nascentes do Neblina. No total, a Avenida Siqueira Campos terá 6,5 km de extensão.
 
O investimento faz parte do Projeto Águas de Araguaína, realizado com recursos do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe e, assim como a Via Norte, tem como objetivo a preservação dos córregos que cortam a cidade, eliminando o lançamento irregular de esgoto, preservando o leito dos cursos d’água e melhorando a mobilidade urbana.

Comentários (0)