Detento da Cadeia Pública de Colméia morre com suspeita de meningite

O detendo foi conduzido ao Hospital Público de Doenças Tropicais (HDT), em Araguaína, mas não resistiu e morreu no dia seguinte.

Um detento da Cadeia Pública de Colméia morreu, no final da última semana, com suspeita de meningite. Segundo informações repassadas pela Secretaria Estadual de Defesa e Proteção Social (Sedeps), o preso, que não teve nome ou idade revelados, passou mal e foi levado ao médico do município de Colméia no último dia 25 para ser examinado. Após os exames o detento foi levado de volta à Cadeia e retornou ao médico no dia seguinte, 26, quando foi diagnosticado com suspeita da doença.

 

Ainda segundo a Sedeps, o detendo foi internado no Hospital Público de Doenças Tropicais (HDT), em Araguaína, mas não resistiu e morreu no dia seguinte, 27.

 

Por meio de nota, a Sedeps apontou que equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Colméia estão tomando todas as providências para assegurar a saúde dos detentos e servidores da Cadeia. A Secretaria não confirmou se há suspeita de novos casos na Unidade Prisional.

 

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos. A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos.

 

A causa da meningite varia de acordo com o tipo. A mais comum das meningites é aquela causada por vírus, mas há casos também da doença provocada por bactérias. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono. A meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença.

 

Fatores de risco

Alguns fatores são considerados de risco para a meningite:

- Idade: meningite viral costuma afetar crianças de até cinco anos, mas a forma bacteriana da doença geralmente atinge adultos na casa dos 20. Na verdade, o grupo de risco, quando é classificado pela idade, varia de acordo com a causa da doença. Meningite causada pela bactéria Listeria monocytogenes costuma vitimizar muitos idosos também;

 

- Viver em grandes centros urbanos e frequentar ambientes fechados e cheios de pessoas também podem aumentar os riscos de contrair meningite. Se uma pessoa vive em alguma base militar, orfanato ou albergue, as chances de ela apresentar a doença são maiores também;

 

- Sistema imunológico comprometido: pessoas com baixa imunidade correm maiores riscos de apresentar meningite também, a exemplo de portadores de Aids ou diabetes, e usuários de drogas injetáveis.

 

Confira, na íntegra, a nota enviada pela Sedeps:

Nota sobre morte de detendo da Cadeia de Colméia

A Secretaria Estadual de Defesa e Proteção Social (Sedeps) confirma que um detendo da Cadeia Pública de Colméia foi a óbito no dia 27 de agosto com suspeita de meningite.  O detendo passou mal e foi levado ao médico do município de Colméia no dia 25 para ser examinado retornando para cadeia, no dia seguinte, 26, foi novamente levado para ser examinado pelo médico do município que diagnosticou o detendo com suspeita de meningite encaminhando-o para o Hospital Público de Doenças Tropicais (HDT) em Araguaína. O detento foi a óbito na noite do dia 27. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Colméia está tomando todas as providências a fim de assegurar que detentos e servidores da cadeia estejam saudáveis.

 

 

Comentários (0)