Dia D contra a dengue começa neste sábado, 2

Neste primeiro momento, o público alvo para imunização são as crianças de 10 a 11 anos

Crédito: Reprodução

Um mutirão de visitas domiciliares e ofertas de vacina na Unidade da Saúde da Família (USF) da quadra 603 Norte, acontecerão neste sábado, dia 2, a partir das 8h, em Palmas. As ações fazem parte do Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, iniciativa do Ministério da Saúde a qual a Secretaria Estadual da Saúde aderiu, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO) e com a Superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins. 

 

“Já estamos em contato com os 139 municípios, para que se mobilizem e façam do dia 2, um marco no combate à dengue em nosso Estado. A orientação é que neste dia, tenhamos as equipes de agentes de combate às endemias visitando as casas e, os 14 municípios que foram priorizados pelo Ministério da Saúde, com as 11.540 doses de vacina contra a dengue, tenham uma unidade de saúde aberta, para a imunização do público alvo, que neste primeiro momento são as crianças de 10 a 11 anos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

 

A campanha ‘10 minutos contra a dengue’ foi lançada pelo Ministério da Saúde (MS) e toda a população pode participar com ações como: deixar as caixas d’água vedadas calhas totalmente limpas, poços e tambores bem fechados, pneus sem água e em lugares cobertos, garrafas vazias e baldes com a boca para baixo, ralos limpos e com tela, ar-condicionado com bandeja limpa e sem água, deixar os pratos de vasos de planta com areia até a borda, bem como realizar limpezas semanalmente nas residências e lotes baldios, para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

 

Dados epidemiológicos

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) apontam que o Tocantins apresentou uma queda de 68,6% no número de casos confirmados de dengue, nos primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 765 casos em 2023 e 240 em 2024.

 

Os dados das arboviroses no Tocantins são atualizados semanalmente e podem ser acessados no site oficial da SES-TO, por meio do link https://www.to.gov.br/saude/boletins-epidemiologicos-das-arboviroses/6aqzbftl85g2.

Comentários (0)