Dia D de vacinação contra a gripe em Araguaína e Palmas será neste sábado

Os postos de saúde estarão abertos das 8 às 17 horas; meta para o dia é ultrapassar a marca de 50% do público alvo imunizado

Crédito: Marcos Filho Sandes/Ascom

O dia D de vacinação contra a gripe (Influenza), em Araguaína e Palmas, será neste sábado, 4, das 8 às 17 horas, nas unidades básicas de saúde (UBS) dos municípios. A meta de Araguaína é imunizar mais de 40 mil pessoas até o encerramento da campanha, no dia 31 deste mês. Desde a abertura da vacinação, em 10 de abril, 11.236 araguainenses, pouco mais de 28% da meta, tomaram a vacina.  Em Palmas, 31 salas de vacinação estarão abertas, para atender o público-alvo da campanha, já a abertura oficial acontece no Centro de Saúde da Comunidade (CSC) da Arno 33. Desde o início da campanha, 29 mil doses da vacina contra a doença foram dadas, aproximadamente 38,5% do total esperado.

 

Araguaína

 

A expectativa para o dia D, de acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Samila Braga, é atingir os 50% da meta, com mais de 20 mil doses aplicadas. “A imunização deste ano é contra H3N2, H1N1 e Influenza Tipo B. É importante receber a vacina todos os anos porque o vírus está sempre em mutação”. Objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

 

Palmas

 

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 55 % do total de idosos, seguidos de 46% de gestantes e 43% puérperas, já se vacinaram representando o público-alvo que mais procurou os Centros de Saúde da Comunidade para se vacinar. Já os professores (21%) e portadores de doenças crônicas (24%), representam os menores percentuais.

 

Público Alvo

 

O público alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto ou aborto); indivíduos com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores da Saúde; indígenas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e professores das escolas públicas e privadas.

 

Comentários (0)