Entre doces, brinquedos e imaginação há um mundo que transforma o futuro em um arco-íris de possibilidades e nessa poesia que é viver, a Educação Empreendedora atua como uma ponte mágica, ligando sonhos à realidade. Neste Dia das Crianças, o Sebrae Tocantins destaca a importância de incentivar o comportamento empreendedor desde cedo, por meio de programas como Territórios Empreendedores e Escola Que Transforma.
O diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, pontua que a instituição planta a semente do conhecimento, promove o protagonismo jovem e prepara crianças e adolescentes para florescerem em suas comunidades, trazendo mudanças e ideias inovadoras. “A formação de professores, aliada ao Prêmio Educador Transformador, fortalece a capacitação docente e amplia a disseminação da mentalidade empreendedora nas escolas. Programas como o Desafio Liga Jovem incentivam a criatividade, despertando o interesse para solucionar os problemas por meio da inovação e empreendedorismo desde os primeiros anos escolares”, completa.
Com o compromisso de tornar o empreendedorismo uma prioridade nas políticas públicas, o Sebrae busca parcerias com municípios e escolas, além de colaborar com as instituições da administração pública, organizações da sociedade civil e governanças locais. Em 2024, o programa Escola Que Transforma já alcançou dos 139 municípios do Tocantins.
Izana Assunção, analista do Sebrae, comemora os resultados positivos das iniciativas, como o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que, segundo ela, impactam diretamente a vida das crianças e suas comunidades. “Recebemos vários relatos de educadores destacando que as metodologias que promovem o comportamento empreendedor têm despertado o interesse dos alunos pela inovação. Essas abordagens oferecem uma nova perspectiva sobre suas realidades e criam condições favoráveis para a implementação de seus projetos de vida. Sem dúvida, isso nos motiva, pois temos a certeza de que estamos trilhando o caminho da transformação”, celebra Izana.
Comentários (0)