A cidade que receberá o Programa TCE de Olho no Futuru – Aliança pela Primeira Infância desta vez é Dianópolis. O evento está marcado para ocorrer neste sábado, 20, no Colégio Estadual João de Abreu, localizado na Rua Madre Belém, nº 351 – Centro, das 8h às 16h.
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, além de reforçar e aprimorar as políticas públicas direcionadas à primeira infância. Por meio dos seis municípios-polo, o programa leva a todo o Estado capacitações, palestras e ações de mobilização. Este é o terceiro encontro presencial do cronograma, contemplando a região das Serras Gerais, em 23 municípios.
O objetivo é claro: promover bem-estar e aproximar a população das atividades que garantem mais cidadania e qualidade de vida. Todo o dia será dedicado a integrar comunidade e poder público, fortalecendo a consciência coletiva sobre a importância dos primeiros anos de vida.
Mais do que um evento, a mobilização é um investimento no futuro. Ao atuar na primeira infância, a iniciativa ajuda a construir um alicerce firme para que cada criança tenha uma vida mais saudável, equilibrada e cheia de oportunidades, reconhecendo que essa fase influencia diretamente no desenvolvimento físico, emocional e social.
A ação tem alcance estadual e é fruto de um trabalho planejado, que inclui uma programação completa e integrada, como a escolha de Agentes de Integração Local, webinários de capacitação, produção de guia metodológico com informações práticas, encontros regionais, e o Dia D, realizado de forma simultânea em todos os 133 municípios tocantinenses, além do Selo Município Amigo do Futuro.
Alguns dos serviços ofertados
Durante o dia, os moradores terão acesso a consultas médicas e jurídicas, vacinação, exames preventivos, testagem rápida de ISTs, mamografia, PCCU, além do projeto “Pai Presente” com realização de exames de DNA. Também serão oferecidos serviços de emissão de certidões e carteira de identidade infantil, ações de saúde bucal, corte de cabelo, design de sobrancelhas, oficinas de capacitação, balcão de empregos e orientações sociais.
Rede de Apoio
O sucesso do programa é possível graças à união de esforços entre o Governo do Tocantins, Tribunal de Justiça (TJTO), Ministério Público (MPTO), Defensoria Pública (DPE), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (SES), Polícia Militar (PM), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Controladoria-Geral da União (CGU), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Unicef, Fieto, BRK, Energisa e Hospital de Amor.
Essa ampla rede de cooperação demonstra que cuidar da infância é prioridade e exige integração entre diversos setores para garantir um futuro mais justo e humano para as crianças.
Para acessar todas as informações, como programação, eventos e materiais, clique aqui e consulte o hotsite do Programa.
Comentários (0)