“O carnaval é uma festa em que as pessoas podem extrapolar na alegria, mas devem ficar atentas e conscientes quanto aos cuidados necessários para uma boa saúde. Para aproveitar bem os dias de festa”, a secretaria de Saúde de Palmas dá dicas importantes de saúde.
A nutricionista Milena Alves explica que as recomendações são válidas também para o dia a dia. “A alimentação inadequada, que é frequente nos dias de folia, pode causar doenças como diarréia e desidratação. Para evitar que isso ocorra, é preciso cuidado especial na manipulação e conservação dos alimentos”, alerta a nutricionista.
O folião deve beber bastante água, comer muitas frutas e verduras, só ingerir alimentos bem cozidos, evitar alimentos com molhos à base de maionese, mostarda ou ketchup, com aparência estranha, destampados, com mau cheiro ou mal conservados.
A nutricionista não indica associação de álcool e outras drogas, inclusive os chamados 'energéticos', que são misturas de cafeína, taurina e vitaminas, e aumentam a disposição e diminuem o sono, a concentração e a atenção. O álcool, por si só, pode provocar hipoglicemia (redução da taxa de açúcar no sangue), causando tontura, mal-estar, queda de pressão arterial, desmaios e até lesões cerebrais.
A recomendação é ingerir bastante líquido antes, durante e depois de qualquer atividade física. “O ideal é beber água antes de sentir a sede, que é um sinal de atraso na hidratação. É aconselhável ingerir 200 ml a cada 15 minutos de exercícios, por exemplo”, orienta.
Moderar o consumo de bebidas alcoólicas pode reduzir o risco de acidentes e a ocorrência de discussões ou brigas. Além disso, te manterá longe de náuseas e ressacas, prejudiciais ao sistema nervoso. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a quantidade máxima diária recomendável de ingestão de bebidas alcoólicas é de duas doses para homens e uma para mulheres.
Milena Alves orienta ainda a relaxar sempre que se sentir cansado, respeitando os limites do corpo. “Descanse para aproveitar a folia no dia seguinte, o recomendável é dormir de seis a oito horas por dia”, comenta.
A camisinha deve ser utilizada o ano todo, inclusive, durante as festividades carnavalescas, é importante manter-se consciente de que o preservativo é a forma segura de prevenção contra a Aids e as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Comentários (0)