O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (sem partido), apresentou, durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 04, o projeto de implantação da Guarda Municipal de Araguaína, com execução prevista já em 2020. Conforme o anúncio, serão ofertadas 40 vagas em concurso público a ser realizado nos primeiros meses do próximo ano.
Ainda não há uma data definida para o edital do certame, já que o mesmo será aplicado juntamente com o do Quadro Geral do Município.
Um projeto de lei para dar andamento ao concurso público do Quadro Geral foi entregue ao presidente da Câmara, vereador Aldair da Costa Sousa (Gipão). Ele disse que após análise pelas comissões, deve ser colocado em pauta em 15 dias.
Projeto da Guarda
O projeto será executado com recurso na ordem de R$ 17,5 milhões, destinados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de emenda do deputado federal Tiago Dimas (SD). Com ele, serão executados a construção da nova sede da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), que ficará no antigo Tiro de Guerra, contemplando um local para a Guarda Municipal. Além disso, o recurso viabilizará a realização de concurso público para provimento das 40 vagas previstas para a Guarda e aquisição de equipamentos necessários para sua implantação, como viatura, armamento e coletes.
Araguaína Conectada
Parte do montante será destinada à implantação do sistema de videomonitoramento municipal, integrante do projeto Araguaína Conectada, que contará com a instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade, selecionados juntamente com as polícias Civil e Militar.
Na sede, haverá uma central de rádio com comunicação digital para ser compartilhada com a PM, Guarda, SAMU e Corpo de Bombeiros em uma única central de atendimento, que poderá direcionar adequadamente a ocorrência.
Comentários (0)