Dnit conclui canteiros de obras da ponte que será construída sobre o Rio Araguaia

Quando ficar pronta, a ponte terá 1.724 metros de extensão e será a maior ponte do estado do Tocantins. A expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas

A ponte vai beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas
Descrição: A ponte vai beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas Crédito: divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concluiu recentemente o canteiro de obras da ponte sobre o rio Araguaia, na BR-153, divisa de Tocantins e Pará, que vai interligar as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo (PA). Pelo projeto, foram executaram 44 estacas de um total de 702, três de 88 blocos e dois dos 44 pilares.


 

A obra é uma demanda antiga da população dos dois estados e a previsão do órgão é finalizar o empreendimento em setembro de 2022. Ao todo, o projeto está estimado em R$ 157 milhões, cujos recursos são do Governo Federal.

 

A Autarquia, em nota, informou que já está com 50% do projeto do empreendimento aprovado — uma parte da infraestrutura e da mesoestrutura da ponte prontos, e que o cronograma não sofreu atrasos. Agora, de acordo com técnico do Dnit, serão iniciados os serviço nos pilares dentro do rio Araguaia.

 

Quando ficar pronta, a ponte terá 1.724 metros de extensão e será a maior ponte do estado do Tocantins. A expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas. A estrutura vai compor a BR-153, que é uma das principais vias para escoar a produção agrícola do Tocantins e do Pará, e que terá agregada à sua malha logística, mais opção de escoamento da produção de minérios.


 

Atualmente, a travessia é feita através de balsas o que representa fator de insegurança para os usuários da rodovia e para a população local.


 

Retomada


 

As obras estavam paradas por conta de uma disputa judicial, mas o DNIT conseguiu decisão favorável para iniciar o empreendimento, que, de acordo com o Ministério da Infraestrutura, será fundamental para a integração nacional, impactando em melhores condições para escoamento de cargas, redução de fretes e do tempo de viagem para os transportadores.

 

A ponte em questão foi prometida há trinta anos e teve a primeira emenda do orçamento destinada pelo ex-deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA). Com sucessivos atrasos do projeto, a obra entrou e saiu do radar do governo federal, ao longo de três décadas.

 

A BR-153 é um dos principais eixos de ligação Norte-Sul do país, e atualmente, a travessia é feita de balsa, encarecendo os fretes e aumentando o tempo de viagem.



 

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