Dois Irmãos decreta estado de Calamidade Pública após município ficar sem água

Segundo o prefeito, o município está há pelo menos 10 dias sem água. O córrego que abastecia dois caminhões pipa secou; ATS diz que aguarda bomba para operar poço

Município Dois Irmãos
Descrição: Município Dois Irmãos Crédito: Da Web

Há 10 dias sem água, o prefeito de Dois Irmãos decretou estado de Calamidade Pública no município. Em entrevista ao Portal T1 Notícias, na tarde desta quinta-feira, o prefeito Wanilson Coelho Valadares (PV) disse que a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) disponibilizou dois caminhões pipas para abastecer a cidade, mas como os córregos da região secaram, está sendo impossível realizar o abastecimento de toda a cidade.

 

O prefeito salientou que a ATS realizou a perfuração de um poço há pelo menos umas duas semanas, só que até o momento, não foi realizado a interligação do poço até as torneiras dos moradores de Dois Irmãos. “Enfrentamos este problema há pelo menos um ano e meio” ressaltou.

 

A falta de água piorou, segundo ele, nos últimos 10 dias, porque o córrego que estava abastecendo os caminhões pipas secou. “A cidade está praticamente sem água, não tem condições de a gente abastecer nem com os caminhões pipas mais. Abastecíamos os postos de saúde, três escolas rurais e 90% das residências”.

 

Disse, ainda, que o lugar mais próximo para buscar água é o Rio Ipiranga, localizado a 42 quilômetros de Dois Irmãos.  “Não temos condições de buscar água nesta distância. Estou recorrendo aos órgãos, Defesa Civil, Governador e os políticos para que atendam ao nosso município” frisou.  

 

Resposta

 

Em nota, A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informou que a interligação do novo Poço Tubular Profundo (PTP) ao sistema de abastecimento no município de Dois Irmãos já foi concluída e para que o mesmo entre em operação, a Agência já solicitou a ligação da energia elétrica e aguarda a chegada da bomba, "o que deve ocorrer nos próximos dias", garante. 

Comentários (0)