Eclipse parcial ocorre em Palmas nesta tarde; grupo de pesquisa da UFT acompanha

Às 17h16 o eclipse solar chegará ao seu ponto ideal de observação, com cerca de 14% do sol encoberto pela sombra da lua

Eclipse Solar
Descrição: Eclipse Solar Crédito: Web

Um Grupo de pesquisa da UFT vai observar o eclipse parcial do sol que ocorre nessa segunda-feira, 21.  Às 17h16 o eclipse solar chegará ao seu ponto ideal de observação, com cerca de 14% do sol encoberto pela sombra da lua.  No Câmpus da UFT em Palmas, o ponto de observação será nas proximidades do Bloco II.

 

O eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a lua fica entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a luz solar. No Brasil, em apenas parte das regiões Norte e Nordeste poderá ser observado o fenômeno, com percentuais que chegam a 40% em território brasileiro.

 

Conforme o professor Adão Montel, do colegiado de Engenharia Civil, a observação será por projeção. "Pretendemos captar a luz solar e projetá-la ou no chão ou numa parede; é bom que se alerte que a observação direta da luz solar pode causar sérios problemas à retina. Não se deve observar a luz solar sem equipamentos e sem filtros corretos", diz o professor, enfatizando que a atividade é aberta a todos os que se interessarem.

 

Segundo dados da Agência Espacial Americana (Nasa) serão 42 minutos de eclipse na posição a partir da UFT (Câmpus de Palmas), com clímax do sombreamento parcial às 17h16; a previsão é que a sombra da lua deixe de ser projetada no sol por volta das 17h54, conforme a Nasa.

 

O professor Montel diz que este período de estiagem facilita a observação astronômica por conta da baixa umidade e também da falta de nuvens no céu.

 

 

 (Com informações da Ascom Dicom UFT)

Comentários (0)