Educação de Palmas sinaliza greve a partir da próxima semana; prefeitura se pronuncia

Os trabalhadores reivindicam cumprimento da data-base, retroativos, progressões, titularidades e PCCR em dia; Prefeitura anunciou que antecipará salários e incluirá na folha o pagamento da data-base

Assembleia da categoria foi realizada ontem
Descrição: Assembleia da categoria foi realizada ontem Crédito: Divulgação/Sintet

Os trabalhadores da Educação de Palmas decidiram por unanimidade aprovar a greve nas escolas municipais por tempo indeterminado. Durante assembleia realizada nesta segunda-feira, 28, a categoria deliberou que as atividades serão paralisadas a partir do dia 5 de setembro.

 

Em nota enviada à imprensa na manhã desta terça-feira, 29, a Prefeitura de Palmas informou que “anunciou oficialmente benefícios para a classe dos educadores de Palmas, com o início do pagamento da data-base e progressões, já para esta quinta-feira, 31”. A Secretaria Municipal da Educação (Semed) também informou que ainda não foi comunicada oficialmente pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet) sobre uma possível greve.

 

Na assembleia, realizada pelo Sintet, foi apresentada a proposta enviada pela gestão municipal na tarde desta segunda, no entanto a proposta não foi aceita. Os trabalhadores reivindicam o cumprimento da data-base, retroativos, progressões, titularidades e PCCR (Plano de Cargo, Carreira e Remuneração) em dia.

 

Segundo o presidente Regional do Sintet, Fernando Pereira, acordos feitos com a educação desde 2015 não teriam sido cumpridos. “Estamos lutando por nossos direitos há mais de dois anos, e a partir do momento em que o prefeito não apresenta proposta concreta para atender às reivindicações, não temos outra saída a não ser a greve”, concluiu.

 

Proposta da Prefeitura

Nesta quinta-feira, 31, a Prefeitura antecipará o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de agosto e incluirá já nessa folha o pagamento da data-base para 64% do funcionalismo, além da primeira parcela de progressões e titularidades para o quadro da Educação. Também serão beneficiados na quinta-feira, por meio de uma Folha Complementar, 2.153 servidores da Educação do Município, que receberão um total de R$ 409.003,39 referentes ao pagamento da primeira parcela dos retroativos.

Comentários (0)