Para promover a destinação adequada dos resíduos gerados nesta temporada de férias, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, visitou em Araguacema os estabelecimentos comerciais da Praia da Gaivota para implantação dos projetos “De Olho no Óleo” e “Lacre do Bem”. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Araguacema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, e conta com a parceria do Naturatins.
De acordo com a servidora e pedagoga do Naturatins, Hélia Regina Araújo da Silva, o “Projeto de Olho no Óleo” busca envolver os proprietários dos estabelecimentos comerciais em uma ação de coleta de óleo de cozinha. O material, segundo ela, será reaproveitado em oficinas promovidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, no município de Araguacema.
O “Projeto Lacre do bem”, por sua vez, visa credenciar os estabelecimentos comerciais em uma ação de coleta de lacres de latas. Hélia Regina explicou que o material coletado será destinado ao Hospital do Amor, na cidade de Palmas. “Esse material será vendido, e terá o recurso revertido em equipamentos de uso hospitalar, como cadeiras de rodas, além de medicamentos”, afirmou.
Os projetos que buscam, com a destinação correta de resíduos, reduzir impactos ambientais, alcançaram, segundo Hélia Regina, um total de 22 termos de adesão dos estabelecimentos comerciais. Desses, seis foram para o “Projeto de Olho de Óleo”, e 16 para o “Projeto Lacre do Bem”.
A pedagoga destacou que além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a ação vai premiar os participantes. “Ao final da temporada os materiais serão recolhidos por nossa equipe. Os dois primeiros estabelecimentos que mais arrecadarem serão premiados com um kit verão”, afirmou.
Comentários (0)