Em Araguaína, familiares reencontram irmão que estava desaparecido há 12 anos

A família de Manoel Martins o buscou em hospital de Araguaína e seguirá em busca do reencontro com a mãe do senhor, no Maranhão

Crédito: Divulgação/Ascom HDT-UFT

A alta do senhor Manoel Martins da Silva, ocorrida no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), na quinta-feira, 27, foi marcada por muita emoção e alegria, pois encerra um ciclo de 12 anos de procura pelo irmão desaparecido há cerca de 12 anos, conforme relataram os familiares que foram buscá-lo. A Unidade de Saúde é localizada em Araguaína.

 

O cunhado do paciente, Edilson Barros conta que a história começou a ter um rumo diferente em janeiro deste ano, quando recebeu uma foto que supostamente seria do Manoel, então veio de Bom Jesus, distrito de Estreito (MA) e ficou uma semana procurando, até que no sétimo dia recebeu a informação em um grupo de que ele estaria no HDT-UFT. “Chegando aqui vi que era ele mesmo, mas estava em uma situação difícil, muito doente, por isso acredito que foi um milagre ver ele assim hoje sadio e sorridente”.

 

A notícia da alta mobilizou, além do cunhado, três irmãos dos oito para levá-lo de volta para casa: Roselena Martins, Luiz Martins e Rosenir Rodrigues. Eles contam que a vontade era de trazer toda a família, mas como não foi possível, estão ansiosos pelo encontro dele com a mãe que o aguarda em Grajaú (MA). “Nós passamos muito tempo procurando, mas chegou uma hora que desistimos; temos que agradecer a Deus porque nosso irmão ressuscitou, tanto tempo morando na rua e ruim como estava, é muito bom ver como está hoje. Em doze anos a família cresceu, vamos apresentar os sobrinhos”, comentou Rosenir.

 

A assistente social Izabelle Fernanda Neves Cutrim explica que a admissão de usuários em situação de fragilização ou rompimento de vínculos familiares é situação comum no ambiente hospitalar. “O trabalho do Serviço Social nesta expressão da questão social consiste em investir na busca ativa pela rede de apoio desse usuário e intervir no fortalecimento de vínculos, de modo que a alta seja realizada de forma segura”.

 

“Profissionalmente, chegar ao objetivo principal de um processo de trabalho longo e que mobilizou toda a equipe multiprofissional do HDT-UFT e rede extra-hospitalar é gratificante e posso seguramente dizer que é um momento de realização profissional. Ver hoje o Sr. Manoel cercado por seus irmãos e perceber nos olhos de cada um deles o desejo de recuperar os vínculos fragilizados é emocionante. Missão cumprida. Quero parabenizar a todos que colaboraram para que este momento acontecesse”, finalizou Izabelle.

Comentários (0)