Em Colinas, Guarda Municipal faz trabalho preventivo e educativo

A Guarda Municipal de Colinas tem por objetivo a proteção dos bens públicos e da comunidade através de um trabalho preventivo e educativo, integrando um sistema articulado e cooperativo

Guarda Municipal de Colinas do Tocantins
Descrição: Guarda Municipal de Colinas do Tocantins Crédito: Ascom

A Guarda Municipal de Colinas é um importante instrumento na garantia da segurança nas ruas, contribuindo para a diminuição da violência e preservando o patrimônio público. Entre as competências da Guarda Municipal está a fiscalização, organização e orientação do tráfego de veículos na cidade; proteção do patrimônio histórico cultural; e a proteção dos bens, serviços e instalações do município.

 

Atualmente, a Guarda conta com uma viatura e duas motocicletas que auxiliam nas funções de proteger a população do município e o patrimônio público através de rondas, pontos de vigia, atuação junto às escolas, eventos, apoio ao CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e Secretaria Especial da Mulher. Seu horário de trabalho é das 07h às 23h, de segunda à sábado, em escala de revezamento e aos domingos no período de 06h às 12h e de 14h às 23h.

 

O prefeito José Santana Neto, ressaltou o trabalho intenso executado pela equipe. “Hoje a população vê a Guarda Municipal mais próxima dela e tem consciência do papel que estes profissionais representam no âmbito da segurança pública, principalmente por causa das suas ações de cidadania, desenvolvendo um trabalho de segurança e proteção não só do patrimônio público, mas também de pessoas no município”.

 

O comandante da Guarda Municipal de Colinas, Paulo Venicio de Souza, ressaltou a importância deste órgão para o município. Segundo ele, a Guarda Municipal, tem um papel importante no reforço e garantia da segurança da população e de seus patrimônios, além disso, têm realizado ações conjuntas com a polícia militar, com ações de apreensão e identificação de furtos, roubos e outras situações com que tem colaborado.

 

O subcomandante Antônio José Rodrigues de Castro comentou a recente parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da 3° Companhia Independente da Polícia Militar, no patrulhamento e acompanhamento de palestras ministradas pelo instrutor do PROERD, Sargento José Rafael dos Santos, na disseminação de informações que favoreçam atitudes de prevenção ao uso de drogas no município, para que os estudantes se tornem jovens conscientes da necessidade de tomar decisões seguras e responsáveis para um futuro longe das drogas e da criminalidade.

 

As disposições sobre a criação, competência, estrutura funcional e serviços estão especificadas na Lei nº 1.198/2011. A criação da Guarda está de acordo com o art. 6º, III, da Lei Federal nº 10.826, a qual dispõe que o Município que não tiver população superior a 500 mil habitantes, pode criar uma Guarda Municipal, com uma corporação dotada exclusivamente de armas não letais.

 

As denúncias sobre violação ao patrimônio público e informações sobre prestação de serviços da Guarda Municipal podem ocorrer pelos telefones: (63) 3476-7037 ou (63) 9982-2526 ou na Avenida Presidente Dutra, nº 434, Centro.

 

Comentários (0)