Antes mesmo de completar seis meses de gestão, desde que conquistou na justiça o direito de assumir a prefeitura de Guaraí em definitivo, em 16 de setembro do ano passado, o prefeito Francisco Júlio Pereira Sobrinho já tem o que mostrar em termos de resultado à comunidade: “já posso dizer que temos o que mostrar”.
Em visita ao T1 Notícias, acompanhado da primeira-dama, Denize Maria de Holanda Barros Sobrinho, ele fez uma breve prestação de contas do que já conseguiu implementar para melhorar a gestão do município neste curto intervalo de tempo.
“Temos orgulho de ter recuperado, com maquinário e recursos próprios da prefeitura, 278 km de estradas vicinais”, conta. "Estrada da zona rural que estava há 14 anos sem recuperação, foi patrolada nos últimos meses", garante.
Segundo o prefeito, Guaraí possui 2 patrol, 2 caçambas e três tratores com implementos. “Consegui atender também o pessoal da agricultura familiar”, relembra. Na zona rural e bairros foram construídas três cacimbas e instalados bueiros importantes para recuperar a mobilidade de moradores, até então comprometida.
Saindo da inadimplência
“Recebi o município no caos”, rememora o prefeito que já conseguiu recuperar o crédito e destravar operações importantes.
Uma das obras mais esperadas pela população e que estava paralisada era a Feira Coberta. “Conseguimos desbloquear uma parcela e liberar o convênio para que a construtora retomasse a obra”, conta Francisco Júlio.
Inadimplente com diversos fornecedores, a Prefeitura abriu negociação e iniciou a quitação de débitos.
Uma unidade de Saúde que foi entregue sem a liberação da Vigilância Sanitária estava travando as obras de mais duas. “Esta também conseguimos resolver”, conta.
Servidores valorizados
Começando a trabalhar num Plano de Cargos para o servidor público municipal, a gestão de Francisco Júlio concedeu reajuste de 5,23% ao pessoal da educação no município. Para todos os servidores foi instituído o Vale Alimentação. “Ainda não é o que gostaríamos, mas já vai ajudar o servidor, e injetar R$ 60 mil mensais na economia do município”, afirma o prefeito.
Um diferencial da gestão, também com servidores, já pode ser sentido na cidade: o primeiro processo seletivo para contratação de pessoal. “Decidimos fazer diferente e o resultado é que 80% do pessoal aprovado não tinha qualquer ligação conosco. Priorizamos mesmo a formação técnica”, finalizou.
Comentários (0)